A noz é uma fruta seca que, tal como a amêndoa, o pistache e o caju, é reconhecida pelos seus excelentes nutrientes e inúmeras propriedades terapêuticas .
Comer um punhado de nozes diariamente nos ajuda a prevenir e tratar vários problemas de saúde. As nozes são, na verdade, verdadeiros superalimentos que protegem o coração e aliviam a dor. Abaixo listamos os principais benefícios das nozes .
Colesterol . As nozes contêm ácidos graxos essenciais, como gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, que ajudam a aumentar os níveis de colesterol “bom”. Esse tipo de colesterol ajuda a transportar a gordura para o fígado, onde é eliminada.
Hipertensão . As gorduras boas das nozes também ajudam a regular a pressão arterial, reduzindo o risco de formação de coágulos sanguíneos e prevenindo diabetes e hipertensão.
Dor menstrual . 57% da gordura das nozes é composta por ácidos graxos ômega 6, que ajudam a aliviar as dores da TPM e a regular os distúrbios que acompanham a menopausa.
Inflamações . As nozes também contêm ácidos graxos ômega 3, que são usados pelo organismo para aliviar a dor causada pela artrite reumatóide, psoríase e outras doenças inflamatórias.
Aminoácidos essenciais . As nozes contêm metionina e arginina, aminoácidos essenciais usados para criar proteínas de qualidade e prevenir doenças cardiovasculares.
Vitaminas e minerais . 20 gramas de nozes contêm respectivamente 9% e 8% da dose diária recomendada de fósforo e magnésio, além de serem uma rica fonte de vitaminas B1, B2, B3, ácido fólico e vitamina B6, essenciais para a saúde do cérebro.