Quem não gosta de ter uma casa cheia de plantas? Além de purificar o ar e relaxar o ambiente, as plantas dão um toque estético à nossa casa. Mas se não tiver varanda ou jardim, a escolha de plantas que pode manter em casa é significativamente reduzida.
Neste artigo sugerimos algumas plantas que você pode guardar em vasos com água e que durarão muito tempo. Obviamente, as plantas não precisarão de terra nem de rega.
Essa técnica é chamada de hidrocultura e pode ser aplicada a diversas plantas. A seguir explicamos, de forma geral, como fazer.
O primeiro passo consiste em retirar a planta do vaso, tomando muito cuidado para não danificar as raízes.
Coloque a planta em um recipiente com água em temperatura ambiente durante a noite. Em seguida, enxágue a raiz com bastante água para remover vestígios de sujeira.
Coloque um pouco de argila no recipiente de vidro, em seguida coloque a planta, acrescente um pouco de água e adubo líquido, para que a raiz absorva todos os nutrientes.
17 plantas que podem ser mantidas na água
- Zebrina . Esta conhecida planta de casa é muito decorativa e pode crescer perfeitamente na água.
- Papiro . Os antigos egípcios a usavam como superfície de escrita, mas hoje esta planta é cultivada principalmente para fins ornamentais. Pode ser mantido em água.
- Potus . Uma planta tropical que também é uma das plantas de interior mais comuns. Adapta-se perfeitamente ao cultivo em água: basta colocar um raminho num vaso cheio de água e esperar que crie raízes.
- Spathiphyllum . Esta planta pode ser cultivada em água e produzir folhas verdes deslumbrantes e lindas flores brancas.
- Aglaonema . Planta de casa muito difundida, pode sobreviver perfeitamente na água.
- Sábio . Planta aromática muito utilizada na culinária, muito rica em propriedades terapêuticas e que pode ser facilmente conservada em água.
- Dracena . Esta planta está associada à capacidade de trazer dinheiro e sorte. Na maioria dos casos, é comercializado em potes de água.
- Jacinto de água . Esta planta aquática tem raízes pretas muito longas e não possui caule.
- Filodendro . Possui folhas muito grandes e é utilizada principalmente para decoração de escritórios e apartamentos. Pode crescer na água e não necessita de cuidados especiais.
- Basílio . Por mais estranho que pareça, o manjericão também pode ser cultivado em água.
- Hera . Existem muitas variedades, mas as que mais se adaptam à hidrocultura são as de folhas pequenas. Corte cerca de 20cm do caule e mergulhe metade em água. Depois de alguns dias começará a produzir raízes.
- Pilea . Uma planta muito resistente, que se adapta aos mais diversos ambientes, inclusive à hidrocultura.
- Falagio . Esta planta de casa muito comum pode ser cultivada em água. Corte uma folha com o caule e mergulhe-a em uma jarra cheia de água. Depois de algumas semanas começará a produzir raízes.
- Hera sueca . Pode atingir 50 cm de altura, possui raízes fibrosas e suas folhas são suculentas. Esta planta cresce facilmente na água.
- Batata doce . Esta planta é muito decorativa. Basta colocar um pedaço de batata-doce em um vaso com água e esperar que ela produza as primeiras folhas.
- Tulipas . Embora sejam difíceis de manejar dentro de casa, também podem ser cultivadas e floridas na água.
- Alecrim . Esta planta aromática muito útil também pode ser mantida em água, seguindo as instruções descritas acima.