O Feng Shui é uma prática muito antiga segundo a qual o posicionamento de certos objetos em nossas casas afeta diretamente o fluxo geral de energia , inclusive pessoal, em um determinado espaço. É uma técnica milenar, originária da China, que hoje é colocada em prática em todo o mundo.

Algumas crenças antigas desta disciplina também foram verificadas pela ciência. Por exemplo, um estudo realizado pela NASA demonstrou que algumas plantas podem purificar o ar de uma casa, eliminando toxinas e substâncias tóxicas. Aliando o feng shui à ciência moderna, é possível traçar uma lista de plantas que podem trazer energia positiva e purificar o ar de nossas casas.

Spathiphyllum . Gera boas vibrações, ajuda a purificar o ar e a neutralizar gases nocivos. Esta planta cresce mesmo em ambientes pouco iluminados, por isso é ideal para quartos ou escritórios.

Palmas . Por serem bastante grandes, são ideais para serem utilizadas como divisórias em ambientes muito grandes. A planta ajuda a eliminar o xileno e o formaldeído presentes no ar.

Alecrim . Não só útil na cozinha, esta planta aromática purifica o ar, enquanto o seu aroma melhora a memória e trata a insónia.

Orquídeas . São esteticamente bonitos, mas também muito úteis para melhorar a qualidade do ar. Liberam muito oxigênio, por isso é recomendável colocá-los no quarto.

Bambu da sorte . É uma das plantas mais citadas no feng shui, símbolo de sorte e prosperidade em muitas culturas asiáticas. Necessita de pouca manutenção e se adapta bem a ambientes menos iluminados.

Árvore de jade . Esta planta suculenta é frequentemente associada à riqueza e à prosperidade.

Figueira . Essas plantas, muito utilizadas em nossas casas, são excelentes para purificar o ar e eliminar substâncias tóxicas nele presentes.

Saintpáulia . Se colocados no canto sudeste da casa, segundo o feng shui, trazem riqueza e bem-estar.

Hera comum . Excelente para eliminar energias negativas, mas também útil para purificar o ar de casa e eliminar formaldeído e xileno.

Cítrico . Segundo o feng shui devem ser colocados na cozinha, como símbolo de abundância e saúde.