

Para remover gordura e sujeira da louça, alguns usam água quente, enquanto outros preferem lavagens com água fria. No entanto, a temperatura de lavagem da louça à mão é muito importante. Descubra qual deles remove a sujeira de forma mais eficaz.
Para limpar pratos e utensílios sujos, é aconselhável utilizar uma temperatura de água específica que permite lavar melhor graças à sua eficácia na sujidade.
Você deve lavar a louça em água fria ou quente?
Ao lavar a louça suja, muitas pessoas se perguntam se a água fria ou a água quente são eficazes para descalcificar e remover a sujeira de pratos, garfos, colheres e facas. Água quente ou água fria? Qual deles é mais eficaz na remoção de resíduos de seus detergentes.
Louça suja – fonte: spm
logo pinterest
Louça suja – Fonte: spm
– Lave a louça em água fria
Se às vezes é recomendado usar a temperatura fria como água de lavagem, é porque é particularmente eficaz contra certos vestígios como o de aveia ou mesmo ovos. Usar água quente, por outro lado, torna-os pegajosos à superfície.
Além disso, para reduzir o consumo de energia, é preferível lavar a loiça à mão em água fria do que na máquina de lavar loiça. No entanto, será necessário desinfetar estas superfícies com um jato de água quente que removerá a gordura, com exceção das proteínas que se dissolvem facilmente em água fria. Podemos tomar como exemplo o enxágue da panela de mingau que é muito mais prático e fácil de retirar com água fria do que com água quente.
Gesto anti-calcário – fonte: spm
logo pinterest
Gesto anti-calcário – Fonte: spm
– Lave a louça com água quente
Se for recomendado usar a esponja e o limpador com água morna ou quente, Isto porque em primeiro lugar, o frio pode causar dor e deixá-lo doente, especialmente no inverno. Durante esta época, o melhor é aquecer a água para dissolver a sujidade dos pratos, panelas e outros talheres.
Remoção de sujeira de pratos – fonte: spm
logo pinterest
Remoção de sujeira de pratos – Fonte: spm
Então, se você quiser se beneficiar de um efeito antibacteriano, é bastante recomendável usar água quente. E por boas razões, este último mata germes, organismos patogénicos e todas as outras impurezas. Se você usou água fria para neutralizar uma mancha com detergente para louça, será necessário enxaguar com água quente para eliminar bactérias residuais e obter pratos brilhantes.
Esfregue os pratos – fonte: spm
logo pinterest
Esfregue os pratos – Fonte: spm
Além disso, se é preferível colocar água quente na bacia enquanto lava a louça, não é só porque ele limpa bem os talheres. Recomenda-se uma temperatura elevada para eliminar a gordura das superfícies que se deseja limpar. A água fria é ineficaz para se livrar da gordura. Pior ainda, torna-o viscoso e mais difícil de limpar. Para remover sujeiras que podem causar maus odores, a água quente é ideal porque permite fazer menos atrito e esforço para limpar suas placas sem danificá-las. Isso reduz o consumo de água e proporciona mais eficiência nessa tarefa. Recomenda-se adotar um limpador orgânico ou bicarbonato de sódio que seja menos prejudicial à saúde e ao meio ambiente.
Que temperatura da água devo escolher para lavar a louça?
Como você deve ter entendido, a água fria limpa, mas não é eficaz para dissolver manchas de gordura teimosas. Por outro lado, a água quente remove esses vestígios de forma mais eficaz. Ao adotar essa temperatura, você se livrará da sujeira e das bactérias. Se você realmente deseja usar água fria para lavar a louça, é recomendável usar um limpador forte ou vinagre branco, um antibacteriano eficaz. Após a lavagem, é aconselhável lavar as mãos com água morna para evitar choque térmico.
Para beneficiar de um efeito descalcificante e eficaz contra a sujidade, é aconselhável utilizar detergente líquido com água quente. Funciona como um líquido de enxaguamento perfeito que lhe permitirá minimizar o consumo de água!