A presença de insetos em uma casa causa muitos incômodos. Entre ataques de moscas, picadas de mosquitos e bactérias transmitidas por baratas, a vida rapidamente se torna insuportável. Neste caso, você deve reagir rapidamente para evitar a invasão dessas criaturas desagradáveis.

Felizmente, existem vários métodos eficazes que são seguros para a saúde e o meio ambiente. Veja como fazer facilmente seus próprios inseticidas com os produtos que você usa todos os dias em casa.

1 – Armadilhas caseiras para insetos

Ao contrário das armadilhas comerciais para insetos, estas são ecologicamente corretas, custam quase nada e são extremamente eficazes.

Armadilha para vinagre de cidra de maçã

Você precisará de:

– Vinagre de maçã ou vinagre balsâmico – Detergente líquido para lavar louça – Uma tigela de vidro – Filme plástico – Um palito de dente.

Despeje 2 a 3 cm de vinagre de maçã ou vinagre balsâmico na tigela. Em seguida, adicione algumas gotas de detergente líquido para louça e agite para dissolvê-lo. Se você colocar a tigela na área infestada à noite, encontrará muitos insetos mortos no dia seguinte. Parece ser a escuridão e o frescor da noite que mais os atraem.

Moscas e outros insetos são atraídos pelo vinagre pelo seu cheiro, que lembra o de fruta podre. Quando se aproximam para se alimentar, eles se afogam com o detergente.

Armadilha de frutas:

Coloque um pedaço velho de fruta com casca na tigela. Cubra bem com filme plástico. Faça vários furos pequenos no plástico com um palito. As moscas da fruta entrarão na armadilha e não conseguirão sair.

2 – Spray 100% natural

Esta é uma solução simples, sem produtos químicos e barata para se livrar desses visitantes indesejados de uma vez por todas.

Ingredientes:

– ½ copo de  vinagre  – ½ copo de azeite. – ½ copo de shampoo.

Como usar:

Despeje os 3 ingredientes em um borrifador e agite a mistura. Resta borrifar o líquido em diferentes cantos da casa.

3 – Um repelente com óleos essenciais de lavanda

Coloque algumas gotas de óleo essencial de lavanda sobre uma esponja, coloque em local frequentado por moscas e deixe agir. Repita a operação quando o cheiro desaparecer.

4- Um repelente natural com limão e cravo

A dica dessa vovó consiste em cortar um limão (de preferência verde) ao meio e depois inserir cerca de quinze vagens de cada lado. A mistura dos dois aromas é um repelente natural contra mosquitos e moscas. Depois de alguns dias, a polpa do limão muda de cor e adquire uma tonalidade marrom. Este processo deve ser repetido todas as semanas.

Outras dicas para repelir insetos

Plantas anti-insetos

Algumas plantas perfumadas têm efeito repelente de insetos. Basta plantá-los em recipientes e colocá-los nos peitoris das janelas e varandas para criar uma barreira natural.

Contra mosquitos

–Melissa. – Tomilho-limão. – Manjericão de folhas pequenas. – Piretro dálmata.

contra moscas

– Cerefólio bulboso. – Pé de manjericão. – Hortelã Rouxinol.

contra baratas

Folhas de louro (para serem colocadas em locais frequentados por estas criaturas).

.

Conselho prático :

Para prevenir ou limitar a invasão de insetos, elimine todos os fatores que favorecem o seu desenvolvimento.

– Armazene os alimentos em recipientes herméticos de vidro ou plástico – Limpe a cozinha após as refeições – Remova restos e migalhas de comida – Mantenha a lixeira fechada e esvazie-a regularmente – Enxágue a louça após cada refeição – Não deixe os alimentos na máquina de lavar louça – Limpe as bancadas – Remova os depósitos de gordura dos utensílios de cozinha – Repare rapidamente as fugas de água – Limpe e ventile regularmente – N