Não importa quantas vezes você lava o vaso sanitário: com o passar do tempo, o calcário presente na água acaba sempre manchando as superfícies internas de laranja.
Sem falar na sujeira, que se deposita no calcário e gera manchas escuras muito incômodas, difíceis de eliminar, exceto com produtos químicos muito potentes.
Estando em contato constante com a água, é difícil resolver permanentemente o problema do calcário e do acúmulo de sujeira no vaso sanitário. Quando o calcário absorve a sujeira, ele adquire uma cor escura irritante.
Por esta razão é essencial aplicar os seguintes conselhos tanto para prevenir o aparecimento de calcário como para eliminar o calcário existente .
O calcário é composto por carbonato de cálcio, um composto alcalino, para o qual é necessário um ácido para poder dissolvê-lo e eliminá-lo. O vinagre, por exemplo, é um produto muito útil nesse sentido.
Vinagre e limão
Os ácidos de ambos os ingredientes dissolvem manchas e depósitos de calcário do vaso sanitário, eliminando também microorganismos causadores de odores.
Misture 100 ml de vinagre com o suco de um limão e borrife na superfície do vaso sanitário. Aguarde 30 minutos, depois dê descarga e use um pano úmido para limpar as superfícies externas do vaso sanitário.
Bicarbonato e peróxido de hidrogênio
A combinação destes dois ingredientes tem a particularidade de branquear superfícies, sendo por isso perfeita para calcários mais escuros. Além disso, tem efeito desinfetante.
Misture 80 gramas de bicarbonato de sódio com 2 colheres de sopa de água oxigenada e use uma esponja para esfregar a solução nas superfícies.
Após 30 minutos, enxágue com bastante água e pronto, um banheiro bem limpinho e cheiroso .