Para prevenir certas doenças, tendemos a lavar sistematicamente os alimentos antes de consumi-los. Claro que para preservar a nossa saúde é fundamental desinfetar os produtos. Porém, nem tudo que comemos precisa ser lavado. Antes de cozinhar seu frango, por exemplo, você certamente tem o hábito de colocá-lo na água, certo? Bem, isso está errado! É um reflexo que lhe parece lógico, mas é um gesto que você absolutamente deve proibir. O frango não pode ser lavado nem com água nem com qualquer outro produto.
Você deve saber que a carne do frango cru é um ninho de bactérias: ao enxaguá-la na pia ou mergulhá-la em uma bacia, você corre o risco de espalhá-las na pia, na louça e em outras superfícies da cozinha. As bactérias presentes no frango podem, assim, causar intoxicações alimentares que desencadeiam sintomas graves e dolorosos como diarreia, vómitos, febre e outros desconfortos desagradáveis. Conforme citado em artigo publicado pela Cleveland Clinic, esses microrganismos são responsáveis ​​por doenças como a salmonela e outros tipos de intoxicações que, se não detectadas a tempo, podem agravar os efeitos à saúde.

Vamos ver neste artigo como você pode limpar e cozinhar o frango adequadamente para evitar todos esses inconvenientes.

Lavar frango
pinterest logo
Lavar frango – Fonte: spm
Como limpar frango corretamente?
O frango não é lavado em água, nunca! Essa frase deve ser lembrada por todos que cozinham esse tipo de carne. Felizmente, existem outros métodos para preparar adequadamente o frango e comê-lo com segurança.

Guarde o frango cru na parte mais baixa da geladeira ou freezer. Dessa forma você evitará que seu suco contamine outros alimentos e, portanto, evitará que suas bactérias se espalhem. Use uma tábua especial para frango. Desta forma não haverá contaminação cruzada e os germes permanecerão onde pertencem. Com as mãos perfeitamente limpas, você pode pegar uma toalha de papel para secar delicadamente o frango. Dessa forma, você eliminará parte do líquido que contém bactérias.

Obs: cada vez que planejar cozinhar o frango, lave bem as mãos com água e sabão antes e depois de manusear a proteína (lave as mãos, não o frango!).

Frango cru
pinterest logo
Frango cru – Fonte: spm
Como cozinhar o frango da melhor maneira?
Aviso: embora certos alimentos possam ser consumidos crus, nunca considere comer frango cru. Para garantir que esteja bem cozido, use um termômetro de cozinha. O frango está cozido e seguro quando atinge 73,8°C (160°F).

É imprescindível lavar as tábuas de corte utilizadas com água e sabão para retirar qualquer resíduo possivelmente contaminado.

De acordo com publicação do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), a salmonela é uma das principais causas de intoxicação alimentar. Seu principal gatilho é o frango, tanto que nos Estados Unidos sabemos que uma em cada vinte e cinco embalagens desse alimento está contaminada por essa bactéria.

Para evitar a intoxicação por salmonela, recomenda-se cozinhar bem o frango, não lavá-lo com água e evitar que o suco da polpa entre em contato com outras superfícies ou alimentos. Isso manterá qualquer bactéria causadora de doenças longe de sua comida, do meio ambiente e de seu estômago.