Sua geladeira tem gelo no fundo? É irritante… Porque na melhor das hipóteses, pode formar-se gelo até nos alimentos. Na pior das hipóteses, a geladeira congela os alimentos dentro! Então, como podemos resolver esse problema? Hugo, o reparador de eletrodomésticos, me explicou por que minha geladeira Whirlpool está congelando na parede traseira. Mas acima de tudo ele me explicou como evitar a formação de gelo na geladeira. A boa notícia… é que o problema não decorre necessariamente de uma falha grave no refrigerador. E a solução pode, portanto, ser simples e económica.
Aqui estão 11 razões pelas quais sua geladeira produz gelo.
Verifique a vedação da porta do refrigerador.
Primeiro ponto a verificar, a vedação da porta do refrigerador. A vedação da porta da geladeira é a tira de borracha que envolve a porta. Este é um elemento importante, pois graças a ele o refrigerador fica hermético. Se a vedação estiver danificada, ela não desempenha mais sua função. O ar pode entrar no refrigerador. E isso pode criar gelo.
A solução ?
A vedação precisa ser trocada para que fique à prova d’água. Você pode comprá-lo e modificá-lo você mesmo. Não é muito complicado.
A temperatura do refrigerador está muito baixa
Você verificou o termostato do refrigerador? Poderia simplesmente estar ajustado incorretamente… Você está se perguntando qual é a temperatura ideal para uma geladeira? Está 4°C. Esta é a temperatura que permite conservar os alimentos nas melhores condições. Mas também permite economizar eletricidade. Se o seu termostato estiver ajustado corretamente, mas você sentir que a temperatura da sua geladeira está muito baixa? Portanto, o termostato pode estar quebrado.
A solução ?
Verifique a temperatura com um termômetro de geladeira. E ajuste de acordo e não se esqueça de trocar o termostato!
Os alimentos são armazenados incorretamente.
A formação de gelo pode ser causada por um problema simples! Se os vegetais não forem guardados na gaveta de legumes, pode acumular-se muita humidade. Gotas se formam nas paredes e criam gelo.
A solução ?
Por isso é importante guardar o refrigerador corretamente para evitar a formação de gelo. Lembre-se de colocar os legumes na gaveta de legumes. Cubra também os restos de comida com película aderente reutilizável.
A luz da geladeira permanece acesa
Outra causa do gelo, a lâmpada. Isto é muito prático para ver os alimentos que estão na geladeira ao abrir a porta. Mas verifique com atenção se não permanece ligado depois de fechada a porta. Caso contrário, torna-se uma fonte de calor. Como resultado, o compressor funciona em plena capacidade e pode ou não formar-se gelo na parte inferior do novo refrigerador.
A solução ?
Ele precisa ser consertado para que desligue ao fechar a porta. Freqüentemente, é apenas o pequeno interruptor que faz com que o contato seja bloqueado.
O orifício do frigorífico está bloqueado
Esta é uma das causas mais comuns… Este pequeno orifício está localizado na parede traseira do frigorífico/congelador. Permite que a água da geladeira escorra. Se estiver entupido, a presença de água cria umidade e pode formar-se gelo.
A solução ?
É fácil ! Basta desobstruir o orifício de drenagem. A água escoará facilmente e haverá menos umidade e, portanto, geada.
A porta fecha mal.
É um pouco o mesmo problema da junta. Se a porta fechar mal, o calor entra no refrigerador. A diferença de temperatura cria condensação e, portanto, geada. Porém, se a porta fechar mal, pode ser porque está velada.
A solução ?
Verifique se a porta do refrigerador fecha bem. Caso contrário, deverá ser reparado ou mesmo alterado. Mas na maioria das vezes o problema vem justamente do fato de não fecharmos bem a porta da geladeira… Ou de abri-la com muita frequência. Se você tem filhos, sabe do que estou falando!
O refrigerador está muito cheio
Se você carregar o refrigerador até a borda, será difícil manter os alimentos frios. Como resultado, isto leva à produção excessiva de frio. Isto cria umidade e, portanto, gelo na parte superior ou inferior do refrigerador.
A solução ?
Apenas evite encher demais a geladeira de uma só vez. O ar deve poder circular na geladeira.
A geladeira está mal colocada.
É o tipo de coisa em que você não vai pensar. Mas as geladeiras não devem ser colocadas em nenhum lugar da cozinha. Não devem ser colocados próximos a radiadores, fornos ou outros aparelhos que produzam calor. Porque toda vez que abrirmos a porta entrará ar quente. E agora você entende, isso afeta a temperatura e promove a formação de geada. Cuidado para não grudar na parede também
.
A solução ?
É necessário deixar 5 cm entre a parede e a geladeira para permitir a circulação do ar. E não instale o seu aparelho perto do forno!
- A ventoinha não funciona bem
A ventoinha faz circular o ar no frigorífico/congelador. Graças à sua ação o ar é melhor distribuído. Se estiver quebrado, o ar circula menos bem. Isto cria umidade, uma fonte de geada ou até gelo.
A solução ?
O ventilador pode simplesmente estar bloqueado. Gire-o manualmente para destravá-lo. Se ainda não funcionar, você deve pensar em alterá-lo.
- O aquecedor de degelo está com defeito
Como o nome sugere, o aquecedor de degelo permite descongelar quando se forma gelo no refrigerador. Se o seu funcionamento for deficiente, o descongelamento não funciona. Então a geada continua a se formar na parede posterior.
A solução ?
Chame um reparador para consertar, pois é uma parte central do seu aparelho. Além disso, o reparador poderá verificar se outras peças não apresentam defeito, como sondas, segurança térmica ou fusíveis térmicos.
- O compressor está quebrado
O compressor é o coração do seu refrigerador. É graças a ele que o frio circula na geladeira. Permite a circulação do fluido que garante a temperatura correta no refrigerador.
A solução ?
Não vamos mentir… Se o compressor quebrar, estamos em apuros! Você tem que chamar um reparador, esperando que ele possa fazer o reparo. Caso contrário você terá que mudar o modelo da geladeira para o freezer. E aí está, agora você conhece as principais causas do congelamento da sua geladeira por dentro. E essas causas são válidas para todas as marcas de geladeiras: Samsung, Beko, Electrolux, Liebherr, Thomson, Far… Porém, lembre-se que a formação de um pouco de gelo em uma geladeira ventilada ou sem gelo é normal. E isso não deveria preocupar você. EditarPor que minha geladeira produz gelo? E meu conselho para resolvê-lo.