Seu desejo de se casar com o belo e o útil pode pregar peças em você. Isso significa que é importante conhecer as plantas companheiras que estimulam uma boa colheita de vegetais. Caso contrário, você pode acabar com lindas flores ao lado de vegetais com nozes. Você está curioso para descobrir o vaso de rosas? Bem, isso é o que nossa pesquisa revelou!
Qual é o papel das plantas companheiras no jardim?
Você sabia que o prato preferido do verão, a abobrinha, é caprichosa em relação aos vizinhos? A escolha do local certo para plantá-los determina o desempenho. Os profissionais são claros quanto à combinação de vegetais e os motivos são suficientes. Tanto por referência ao espaço como por considerar a altura das plantas e a velocidade com que crescem. Em qualquer caso, as plantas companheiras não devem ser ignoradas.
O jardineiro que se preza aprende ao longo dos anos a observar seu jardim com olhar competente. Assim que a colheita anual da sua horta terminar, você deve sentar-se com um caderno para anotar suas perdas e sucessos. Estas notas ajudarão a planejar o plantio para o ano seguinte.
O que levar em consideração na hora de projetar o jardim?
A partir de novas sementes, você pode testar o arranjo de mudas de vegetais na primavera subsequente. Não esqueça que a rotação de suas culturas e boas associações é bem-sucedida.
Uma das observações que você fará é que algumas flores têm efeito positivo nos vegetais, enquanto outras, ao contrário, são prejudiciais. A horta fica mais produtiva se você optar por plantar malmequeres, zínias e capuchinhas perto das hortaliças, e os resultados são surpreendentes. Quem sabe, graças ao acordo ou à equação, mas tem que funcionar.
Claro, devemos mencionar os fatores não botânicos que favorecem a aposta vencedora: canteiros elevados, inseticidas naturais como sabão preto e plantas companheiras.
O que é a comunhão no jardim?
O plantio companheiro é o ato de plantar certos tipos de plantas próximas umas das outras para potencializar os efeitos de uma ou de outra. Quando colocadas corretamente, as plantas companheiras trabalham juntas para aumentar a fertilidade, suprimir ervas daninhas, atrair polinizadores, repelir pragas e doenças e/ou aumentar a produtividade.
Além disso, um jardim rodeado de flores é quase sempre mais bonito e funcional. Alguns dos pares de plantas companheiras mais comuns incluem flores, mas também existem más companheiras.
As plantas companheiras não devem ser confundidas com culturas armadilha, porque o termo “cultura armadilha” é frequentemente usado em conexão com o controle de pragas de jardim. Enquanto uma planta companheira cultivada para controle de pragas geralmente repele as pragas da planta, uma cultura armadilha atrai as pragas para a planta.
Escolha outro local para plantas altas
Além de sua aparência imponente que supera seus vizinhos, o girassol possui propriedades alelopáticas. Estas são características biológicas que influenciam ou afetam as plantas próximas. Por um lado, o cultivo do girassol evita o crescimento e a propagação de ervas daninhas, sendo esse recurso muito utilizado pelos agricultores. Por outro lado, atrai polinizadores. Obtém-se um benefício quando as sementes caídas libertam toxinas que inibem o crescimento da batata e do feijão verde, por exemplo. Portanto, tome cuidado para plantar girassóis a pelo menos trinta centímetros de sua horta ou próximo ao ruibarbo que prefere sombra.
Evite plantar flores bulbosas ao lado de vegetais
As tulipas são excelentes para fazer bordas, mas sua presença pode causar sérios efeitos colaterais. Junto com os narcisos, eles contêm alcalóides nocivos que causam sintomas como convulsões, tonturas e desconforto abdominal. Embora todas as partes da planta possam produzir esses efeitos, é o bulbo que contém a maior concentração deles. Você entende o que temos pela frente? Se estas lindas flores estiverem perto dos seus vegetais bulbosos, existe o risco de serem comidas.
Lindos gladíolos dificultam o desenvolvimento da ervilha e do feijão, pois crescem muito rapidamente.
Aprenda sobre flores venenosas e ignore-as como plantas companheiras
Aprender sobre flores venenosas vai lhe poupar muitas preocupações. Embora seja razoável não plantá-las no jardim, os pássaros podem carregar as sementes. Por isso, preste atenção ao oleandro rústico, à dedaleira e à ervilha-de-cheiro, que não devem ser incluídos nas suas saladas.
A lista de flores venenosas é longa e às vezes, por ignorância, pode-se ignorar a diferença entre uma planta venenosa e uma planta medicinal. Cuidado com colchicum, acônito, datura, dedaleira e mamona. Além disso, algumas flores são perigosas para os gatos, se você tiver uma