O aipo contém uma quantidade muito alta de água e sua natureza fibrosa o torna ideal para quem gosta de fazer um lanche sem ganhar peso.

As folhas de aipo também podem ser consumidas ou usadas em sopas ou usadas para fazer suco de aipo.

O aipo tem um período de crescimento de cerca de 5 meses. Uma geada de inverno pode destruir completamente uma safra inteira.

Adicione composto ou adubo orgânico, esterco ao solo algumas semanas antes de plantar mudas de aipo.

A taxa de germinação do aipo não é muito alta, semear sementes de aipo de 5-6 centímetros e 0,5 cm de profundidade.
Plante suas plantas de aipo quando elas tiverem cerca de 8 cm de altura (5-6 semanas) e quando as temperaturas tiverem subido ligeiramente. Em seguida, espalhe suas mudas cerca de 15-20 cm de distância.

O aipo não cresce bem em condições muito quentes, uma onda de calor sem rega adequada resultará em caules que se tornam duros e fibrosos.

O tipo de solo

O aipo gosta de solos que são capazes de reter a umidade do solo e, portanto, tiveram composto ou adubo orgânico.

Se o seu solo estiver bem drenado, certifique-se de que o aipo receba regas regulares durante o tempo quente.

A atenção à rega é crucial para um bom rendimento de aipo, o aipo requer regas frequentes e regulares.

Remova ervas daninhas entre as plantas de aipo, elas competirão com o aipo por nutrientes, luz e umidade.

Você pode branquear o aipo cobrindo as hastes para evitar que a luz chegue até elas. O aipo branqueador pode reduzir o amargor e fazer com que o caule pareça mais pálido.

A colheita do aipo é feita quando atingiu o tamanho desejado, corte as plantas acima do solo para que todos os caules ainda fiquem como uma unidade. Lave o bulbo do caule em água fria e seque-o. O aipo vai ficar na geladeira por uma a duas semanas. O aipo vai branquear naturalmente ou durante o armazenamento.

Se desejar, você pode remover alguns caules de cada vez em vez de colher a planta inteira. De preferência, remova primeiro as hastes externas e deixe as hastes menos desenvolvidas dentro para continuar seu desenvolvimento. Tenha cuidado para não danificar o resto da planta.

Vari parassiti come afidi, lumache e mosche di sedano possono danneggiare le tue piante di sedano.