Não use também folhas mortas presas na sarjeta.
Resumo
Quais são os benefícios do composto de folhas mortas?
Créditos: Pexels
Em primeiro lugar, saiba que esta terra para vasos é excelente para clarear solos compactados. Na verdade, é muito arejado e fino, o que permite retificar os pisos mais “abafados”. Com baixo teor de nutrientes, é um aditivo orgânico leve e rico em húmus, perfeito para fazer substrato para mudas e estacas. E claro, como você coleta toda a matéria-prima do seu jardim, essa terra para vasos obviamente tem a vantagem de ser gratuita! Ao usá-lo dessa forma, você também economiza uma ida ao centro de reciclagem. Por fim, observe que 4m3 de folhas darão aproximadamente 1m3 de terra para vasos. Muito bom!
Quais folhas mortas devo usar para obter este composto?
folhas mortas de outono cabelo de mulher
Créditos: MaxPixel
Claro, é melhor evitar colocar folhas afetadas por doenças criptogâmicas (marsônia, oídio, sarna, ferrugem, etc.). Na verdade, não queremos que os esporos proliferem no solo e contaminem futuras plantas. Além disso, evite contaminar suas futuras plantações com pragas prejudiciais, como a lagarta Cameraria ohridella, que hiberna em folhas mortas. Por último, não coloque agulhas de coníferas ou folhas de nogueira, cujo tanino é muito prejudicial.
Caso contrário, você pode colocar as folhas de árvores decíduas que desejar. O ideal seria que estivessem secos ou úmidos, mas não molhados: isso é sempre uma vantagem! Caso contrário, observe que as folhas grossas e coriáceas demoram mais para se decompor e pesam desnecessariamente no material do solo. Assim, para o plátano, o louro, o carvalho ou a faia, não hesitamos em dar um triturador a esta pilha de folhas mortas. Usar folhas amassadas facilitará o trabalho.
É bom saber: se aparecerem alguns pedaços de grama, não se preocupe. Ricas em nitrogênio, as folhas da grama facilitam a decomposição das folhas.
É hora da produção passo a passo de composto de folhas mortas!