O papel manteiga é um utensílio essencial para cozinhar corretamente, preservando o forno e o tabuleiro do forno. Os ingredientes devem ser protegidos e este papel foi especialmente desenvolvido para absorver a gordura e garantir um cozimento uniforme. Se todos usarem de forma básica, os chefs revelam um segredinho para melhorá-lo. A questão surge espontaneamente: por que molhá-lo com água antes de usá-lo? O segredo para copiar imediatamente.
COMO USAR PAPEL BRANCO
Não há como negar que existem muitos segredos culinários que você pode usar para preparar alimentos que cozinham de forma rápida e uniforme. Por um lado, a folha de alumínio preserva e isola os ingredientes dos agentes externos, por outro lado, o papel manteiga branco é ideal para absorver gorduras e proteger o forno da sujidade.
Para utilizá-lo corretamente, basta cortar uma assadeira longa o suficiente para conter os alimentos a serem cozidos e colocá-la na assadeira ou grelha. Existem alternativas se este papel pergaminho não estiver disponível?
Será sempre melhor utilizar esta ferramenta para cozinhar no forno, caso não esteja disponível pode optar pelas variantes:
- Folha de alumínio clássica , a melhor variação recomendada pelos chefs. Está sempre à mão e consegue conservar os alimentos cozinhados. Não possui as mesmas propriedades absorventes e antiaderentes, pelo que em alguns casos será necessário humedecê-lo com uma gota de óleo;
- O papel encerado é uma ferramenta raramente utilizada e acima de tudo nunca deve ser levado ao forno. A cera específica utilizada para o revestimento não é totalmente segura: é melhor utilizá-la mais tarde, quando os ingredientes já estiverem cozidos.
Muitos também se perguntam se ele pode ser usado no micro-ondas: a resposta é sim, na verdade seu revestimento foi especialmente desenvolvido – em silicone – para evitar qualquer tipo de vazamento químico.
Molhe na água: o método do chef
Essencial em qualquer cozinha tradicional, aliás, padeiros e cozinheiros não podem prescindir dele. Se esta ferramenta permite limpar o forno mais rapidamente , por outro lado, a cozedura dos alimentos também é óptima.
Existe um pequeno segredo desconhecido pela maioria das pessoas, que pode dar uma reviravolta no uso deste utensílio utilizado na cozinha. Normalmente você pega o papel, rasga uma assadeira, coloca-o na assadeira ou na grelha do forno e começa a assar.
O famoso confeiteiro de Toulouse, Alain Bonard, conhecido internacionalmente, revela um segredinho: nunca se deve deixar secar. Antes de usar, deve ser amassado e levemente umedecido com água.
A razão é simples , de facto desta forma conseguirá obter uma cozedura uniforme e não haverá risco de possível incêndio.