


Quantas garrafas plásticas com tampa são jogadas fora todos os dias? É hora de tomar decisões e ajudar o meio ambiente de uma forma ou de outra. Reciclar é uma arte mas também um dever de respeito pela Terra e por todos os seres vivos. É por isso que as empresas mudaram seus métodos, tentando reaproveitar o plástico de todas as formas possíveis ou eliminando-o diretamente das embalagens.
Além disso, os especialistas passam tempo inventando e ensinando a arte da reciclagem: você já tentou queimar uma tampa de garrafa plástica com um isqueiro? Algo maravilhoso surge disso.
POLUIÇÃO PLÁSTICA: DADOS ALARMES
Antes de aprendermos como reciclar tampas de garrafas e criar algo maravilhoso, precisamos dar um passo atrás porque a poluição plástica tornou-se insustentável.
Nas últimas décadas, tem-se observado um efeito dominó devastador, com o consumo de objetos de plástico ultrapassando o limite permitido. Daí o aumento da poluição não só em terra, mas também nos mares: em alguns países do mundo não existem sistemas adequados de recolha de resíduos, o que torna o problema ainda mais grave e sentido.
Os números e dados são constantemente atualizados, mas a WWF lembra que 450 milhões de toneladas de plástico estão envolvidas na produção de plástico, 8 milhões de toneladas vão diretamente para os mares e oceanos e mais de 700 espécies são submersas por este fenómeno todos os anos. .

Se quisermos dar um passo em frente, temos de considerar métodos de reciclagem tecnologicamente avançados. Além disso, como mencionei, também existem maneiras divertidas de criar algo novo sem jogar as tampas ou o plástico no lixo.
Recicle tampas de plástico: basta cortá-las para criar algo único
Alguns especialistas em reciclagem mostram como uma simples tampa pode ser transformada em um objeto útil para o dia a dia. Neste caso, criamos um dispensador com bico, ideal para ter um recipiente para projetos DIY e não ter que jogar fora a garrafa e a tampa.
O que você precisa é:
- Tampa plástica (sem jogar fora a garrafa)
- pasta de dentes
- Alicate
- Um isqueiro
Desenvolve-se passo a passo e é um jogo reservado a adultos e não a crianças ou menores que correm risco de lesões.
Como fazer?

- Pegue uma tampa de plástico.
- Fure levemente com um palito na parte central.
- Pegue o isqueiro e aqueça a parte superior do chapéu, apenas na região central, mas sem deixar derreter completamente.
Depois que o plástico amolece graças ao calor do isqueiro, pegamos novamente o palito. Segure a tampa com o alicate, enquanto o palito fura suavemente o plástico, esticando-o para fora.
O resultado é um lindo bico dispensador, ideal para colar ou para dispensar alguns produtos essenciais para a bricolagem diária.