


Água de mussarela é muito preciosa, ai de você se jogar fora!
Sabemos muito bem que é um gesto espontâneo, esvaziamos o búfalo, o fior di latte, etc., diretamente na pia, mas é um erro.
Nossas avós não desperdiçavam nada e reservavam, reciclavam de várias maneiras.
Para compreender melhor as motivações destes hábitos saudáveis, devemos considerar que a água mussarela é um líquido conservante natural, essencial para manter o frescor do queijo fresco. Graças à sua presença não endurece, não seca e também fica protegido do ataque de patógenos que podem comprometer a sua saúde. É composto por fiação, ou seja, coalho dissolvido em água, ou sal, ácido cítrico ou acético. É rico em aminoácidos e proteínas, é uma fonte significativa de minerais e fermentos lácticos e é um espessante.
Vamos ver como podemos tirar o máximo proveito disso.

A água da mussarela nunca deve ser jogada fora: eis o porquê.
A água mussarela pode se transformar em um ingrediente muito útil na culinária , tanto que já foi chamada de líquido do governo, pois regeu a criação de muitas receitas.
Entre as diversas dicas da avó, não podemos esquecer aquela que a considera protagonista no preparo de um risoto: experimente substituí-lo por manteiga ou queijo, isso deixará sua receita ainda mais cremosa. Ou, sempre com arroz, você pode preparar uma sobremesa extraordinária: ferva na água da mussarela alongada, acrescente o açúcar e a canela. Quando a mistura tiver absorvido completamente o líquido do cozimento, transfira para uma fôrma e leve ao forno até dourar. O resultado é um bolo leve e compacto, nutritivo mas muito digerível, daqueles que pertencem à veia dos pratos pobres, tão ricos em sabores e benefícios.
Também podemos usá-lo para cozinhar macarrão , mas neste caso substitui o sal, por isso não vamos adicionar. Ou como alternativa à água, no preparo de massa para produtos fermentados como pão e focaccia. O resultado será mais suave e arejado que o normal.
Mas não é só isso: a água mussarela também é rei na hora de jardinagem.
Despeje no regador e dilua com água limpa. O líquido, enriquecido com oligoelementos muito úteis para o crescimento, atuará como fertilizante natural e nutrirá de forma ideal a nossa vegetação.
Por outro lado, evitemos dar aos nossos amigos de quatro patas em vez de água pura. Contém muito sal que pode danificar o trato urinário.
Para todo o resto, lembremo-nos de nunca mais jogá-lo fora!