As clássicas conservas de atum em azeite são muitas vezes incluídas nas nossas refeições, seja para acompanhar uma salada, para fazer um delicioso lanche ou para acompanhar um prato frio. Principalmente porque é leve e rápido de preparar. Mas onde você costuma jogar o óleo? Na pia da cozinha, certo? Às vezes até no banheiro. É uma reflexão que quase todos nós temos e que por si só nos parece muito lógica.
Só que é uma má ideia: você não percebe, mas essa ação pode prejudicar significativamente o meio ambiente e causar problemas inesperados em casa. Descubra por que é absolutamente necessário mudar esse mau hábito.
Por que devemos evitar jogar esse óleo na pia?
Certamente, parece normal jogar fora esse óleo que você não consome. Só que, tal como os óleos de cozinha, não são recicláveis, pelo que poluem o ambiente. Mas isso não é tudo: uma vez derramado na pia, também pode entupir os canos. Isso leva a maus odores e estagnação. Em algum momento, você será forçado a resolver o problema de entupimento. E será preciso evitar o uso de substâncias químicas, igualmente poluentes e nocivas, para desentupir a pia. Para evitar todos esses inconvenientes, é melhor adquirir o hábito de não derramar esse óleo na pia ou no vaso sanitário.
Mas então como você se livra disso? A melhor opção seria colocar esse óleo em uma garrafa ou vidro, assim como o óleo de fritura. Guarde-o em local fresco antes de enviá-lo a um centro de coleta específico que manuseie óleos de cozinha usados.
Óleo de atum em lata: um concentrado de ômega 3
Mas, na verdade, porquê considerar sistematicamente deitar fora este óleo? Se você não gosta de desperdício, precisa saber que é seguro consumi-lo. Rica em ômega 3, essa substância é benéfica para a saúde. O óleo de atum enlatado pode ser usado de várias maneiras na culinária. Principalmente para temperar pratos de marisco, fritar lulas, preparar sopa de peixe… É ainda possível despejá-lo diretamente sobre o atum para fazer saborosas pastas para barrar nos canapés como aperitivo.
NOTA : Na hora de comprar suas latas de atum opte por um óleo prensado a frio de boa qualidade. Assim você pode reaproveitá-lo como quiser em todos os tipos de receitas.
Como armazenar adequadamente suas latas de atum?
Os alimentos enlatados têm uma vida útil longa . Para armazená-los em ótimas condições, é necessário armazená-los em locais frescos e secos, onde não estejam expostos à luz solar. Além disso, para que fiquem afastados de qualquer fonte de calor, que pode estragá-los rapidamente, é preferível guardá-los num armário ou despensa à sombra, em local abrigado e bem fechado.
Além disso, é melhor colocar as conservas mais antigas na primeira fila para consumi-las antes e, e as que acabou de comprar, é melhor deixá-las atrás, pois terão uma vida mais longa. . Claro, é sempre mais inteligente verificar sempre o prazo de validade dos alimentos antes de consumi-los. Em alguns casos, algumas conservas podem durar até dois anos desde o preparo.
Não há necessidade de colocar a lata de atum na geladeira depois de fechada. Mas, depois de aberto, é altamente recomendável colocar o excesso de atum em um recipiente hermético e guardá-lo na geladeira por um ou dois dias. Se o pote for de vidro, pode-se deixar o atum no recipiente, fechando-o bem.