Na grande maioria dos casos as plantas que decidimos hospedar no nosso jardim necessitarão de luz, muitas vezes não direta, mas abundante. Esta característica comum faz com que alguns locais dos nossos espaços verdes fiquem superlotados, enquanto noutros não temos ideia do que colocar.
No entanto, a incrível diversidade do reino vegetal também pode oferecer uma solução para este problema graças à utilização do Farfugium , uma planta capaz de resistir e proliferar bem em posições de sombra , e ao mesmo tempo dar um notável impacto visual graças ao seu enorme , folhas verdes intensas.
Farfugium, uma planta que desafia as convenções botânicas, com certeza você deveria escolhê-la!
Sem dúvida , o Farfugium não é uma planta comum para se guardar na varanda de casa, mas esta planta pode dar uma grande satisfação graças à sua boa adaptabilidade que a torna cultivável em quase toda a nossa península. Farfugium pode suportar temperaturas em torno de zero ou até mais baixas e não requer cuidados especiais, existem apenas alguns aspectos fáceis de considerar que lhe garantirão resultados estratosféricos .
Em primeiro lugar, é a escolha da sua localização que faz a diferença, esta planta, tal como os fetos, prospera de forma radiante quase à sombra, por isso é ideal para colocar debaixo de pérgolas ou canteiros em zonas onde talvez outras plantas eles não conseguem proliferar. As necessidades hídricas desta planta são moderadas, portanto um substrato drenante seria ideal para o solo, principalmente se decidir mantê-la em vaso.
Ainda no que diz respeito à irrigação , um dos sistemas mais eficazes é molhar apenas a base da planta, talvez com um pequeno sistema de gotejamento. Evitar água quente nas folhas, principalmente se forem muito calcárias , é uma prática essencial para manter a beleza de suas folhas verde-esmeralda.
O Farfugium também pode ser facilmente multiplicado de duas maneiras , a primeira consiste em dividir os espécimes adultos em várias partes usando uma faca de lâmina afiada e limpa. O segundo sistema, porém, consiste em coletar suas sementes e mantê-las em local fresco até a primavera seguinte, quando poderão ser plantadas no solo.
Esta planta com a sua necessidade de muito pouca luz pode ser adequada para tornar únicos aqueles recantos do jardim ou varanda onde poucas outras plantas conseguem desenvolver-se exuberantemente, um exemplo de como a natureza é adaptável e de como existem soluções capazes de fazer até o mínimo lugares prováveis.
O cuidado do Farfugium não requer habilidades ou conhecimentos particulares , basta prestar atenção a estes pequenos cuidados para obter um recanto verde semelhante a uma selva, um espaço que pode tornar-se a pérola do seu jardim e deixar todos sem palavras.