


Um dos momentos mais apreciados pelos italianos é quando nos sentamos à mesa e comemos um prato que esperávamos há muito tempo, como a lasanha de domingo ou um bom frango assado com batatas.
Todos estes pratos requerem a utilização do eletrodoméstico em questão e por isso, além de desperdiçar energia elétrica, teremos também que comprar produtos de limpeza após cozinhar o prato.
FORNO: AQUI SEI LIMPAR RAPIDAMENTE
São muitas as guloseimas que usam o forno e quase sempre estão entre as melhores, aliás pensamos numa pizza rústica, numa pizza de batata ou mesmo numa focaccia ou pizza ou biscoitos.
Todos estes produtos devem ser cozinhados no forno e por vezes é recomendado cozinhar outros alimentos, como ovos por exemplo, no forno para evitar problemas de saúde associados à fritura.
A utilização deste aparelho ajuda-nos muito e graças às funções que apresenta podemos dourar os nossos vegetais ou formar a crosta de uma massa assada ou mesmo reaquecer pratos.

Mas cada vez que ligamos e inserimos um desses pratos, temos que lidar com a sujeira que se acumula porque, principalmente em preparos mais complicados, alguns ingredientes podem ficar nas paredes.
Isto acontece porque na cozinha nada é previsível e pode acontecer que durante a cozedura alguma coisa escape da panela e acabemos com o forno cheio de restos de comida.
É por isso que, uma vez cozinhado o nosso prato, devemos limpá-lo com cuidado, evitando a formação de incrustações que aí permanecerão por muito tempo e serão difíceis de remover com o tempo.
O método para evitar lavá-lo com frequência
Mas muitas vezes o forno não precisa de uma limpeza completa, pois tudo o que cozinhamos ficou dentro da panela e por isso não há vestígios de comida.
No entanto, isso não significa que o forno esteja limpo. Pelo contrário, cada vez que usamos o aparelho o vidro fica sujo e por isso temos que limpá-lo, mas existe uma maneira de fazer isso rapidamente.
Graças a este método podemos evitar a necessidade de limpar o forno durante semanas e apenas uma passagem será suficiente para podermos reutilizá-lo uma segunda vez. Primeiro pegamos um recipiente e colocamos vinagre de vinho nele .

À parte, ferva a água , depois acrescente o vinagre e leve ao forno , ligando-o por 20 minutos . Após esse tempo, retire o recipiente, tomando cuidado para não se queimar.
Veremos como a solução evaporou no nosso forno e passando um pano no vidro ficará limpo num instante. O mesmo será feito dentro do forno e nas grades, que serão limpas em muito pouco tempo.
Desta forma evitaremos ter que limpar bem o nosso forno porque este será desinfectado pela evaporação do vinagre e poderemos reutilizá-lo até 15 dias , antes de nos dedicarmos a uma limpeza mais profunda.