A eliminação de ervas daninhas da horta é necessária para a proteção das plantações . Na verdade, as ervas daninhas sugam nutrientes importantes para o crescimento saudável das plantas e comprometem as culturas. Estes podem ser eliminados de diferentes maneiras , já falamos muitas vezes deles, graças a soluções naturais muito eficazes . Mas também podemos recorrer ao uso de algumas plantas que os bloqueiam espontaneamente .
A limpeza do seu espaço é fundamental, algumas pessoas recorrem ao uso de folhas de cobertura morta , talvez palha, ou outros materiais utilizados como cobertura morta, como papelão . No entanto, um dos métodos mais simples é provavelmente o cultivo de plantas que impeçam o crescimento de ervas daninhas no jardim. Como eles fazem isso? Porque cobrem o solo ao redor de outras plantas, agindo assim como cobertura morta , mas não só, porque também são úteis no preparo de saladas e chás de ervas .
Plantas que bloqueiam o crescimento de ervas daninhas: Elimine ervas daninhas com cobertura vegetal viva
Uma planta que impede o crescimento de ervas daninhas é a Achillea , também chamada de mil-folhas, que sempre foi utilizada na medicina tradicional, principalmente como digestivo. É uma planta muito resistente, capaz de se adaptar a qualquer tipo de solo, cresce rapidamente, funcionando como cobertura morta. É cultivada próxima a outras plantas pelo menos um metro para evitar que os arbustos sufoquem os galhos e folhas das plantas cultivadas.
A Aspérula , chamada estrela de cheiro adocicado, é utilizada para o preparo de chás de ervas aromatizantes e também para sorvetes, requer poucos cuidados e produz um perfume delicado. A seguir, encontramos o Cinquefoil Comum , uma pequena planta herbácea. É parente próximo das rosas e suas folhas são utilizadas no preparo de decocções e cataplasmas, mas também em saborosas saladas.
É facilmente cultivado próximo a muitas plantas do jardim, mas não próximo ao tomate, pois pode causar problemas, sendo invadido por parasitas. E depois tem a Malva sylvestris , capaz de crescer em qualquer lugar em forma de arbusto, é excelente para ocupar espaços vazios e cheios de propriedades. Desde a Roma antiga era usado para acalmar feridas e para relaxar bandagens.
A hortelã da Córsega , por sua vez, é uma erva daninha, capaz de preencher qualquer espaço vazio, evitando o crescimento de outras ervas daninhas. A Portulaca cresce espontaneamente e necessita de pouca água . É uma hortaliça de cobertura vegetal, tal como a hortelã da Córsega, enquanto o Songino pode ser cultivado em qualquer lugar, até no terraço, caracterizado por pequenas folhas verdes brilhantes.
O dente-de-leão é perfumado e saboroso, usado em saladas , infusões e decocções. É uma planta rica em vitaminas e com excelentes propriedades benéficas. Assim o Tomilho Selvagem , perfumado e benéfico, e o Trevo Anão Microlover , não comestível, mas excelente para a defesa da horta, porque evita o crescimento de ervas daninhas e, ao mesmo tempo, enriquece o solo