Quem possui um jardim ou terraço repleto de plantas sabe bem: no verão o trabalho aumenta e o empenho deve ser constante e diário. O mais importante a cuidar nos períodos de calor é que a rega seja feita de maneira correta e sem interrupções bruscas. Com as temperaturas abafadas e insuportáveis dos últimos dias, a situação piorou.
As plantas também sofrem muito e as quantidades de água necessárias são cada vez maiores, apesar de estarmos enfrentando o início de uma crise hídrica. Então, como você pode economizar água enquanto rega as plantas do jardim sem alterar sua saúde? Existe um método que permite ter um pequeno espaço verde e sustentável sem excesso de água. Revelaremos como fazer isso e ao mesmo tempo economizar na sua conta .
Economizando água ao regar as plantas: o método
Economizar água no jardim para regar as plantas é mais fácil do que você imagina. Basta implementar uma técnica muito simples típica do cuidado de espaços verdes que cuida estrategicamente do verde também ao nível da necessidade de água. É sobre cobertura morta , você já imaginou? Se está habituado à jardinagem saberá que é uma técnica simples mas muito vantajosa que se implementa para apoiar o crescimento das plantas.
Basta colocar materiais orgânicos ou sintéticos no solo onde estão as plantas para cobri-lo completamente. Uma espécie de escudo que bloqueia a luz solar, impedindo o crescimento de ervas daninhas, para manter o jardim arrumado e permitir que as plantas cresçam sem obstáculos. Mas isso não é tudo. A cobertura morta também ajuda a conservar as reservas de água no solo.
Ao cobrir o solo e protegê-lo dos raios solares, a evaporação da água é significativamente reduzida e assim a terra permanece úmida por mais tempo, evitando também a dispersão do vapor d’água. Desta forma não será necessário regar as plantas todos os dias. Para prolongar o efeito , resíduos vegetais podem ser usados para cobertura morta : grama cortada, folhas, galhos e tudo o que for eliminado.