É uma das plantas mais populares para embelezar jardins de pequeno a grande porte. Uma sempre-viva que também se presta a cortes e formas imaginativas e é uma verdadeira obrigação no famoso jardim italiano. Falemos do buxo , um pequeno arbusto perene que também serve para ajardinar espaços verdes no terraço e que recentemente sofreu muito com uma ameaça muito particular. É uma das doenças fúngicas mais importantes que afecta principalmente o buxo e as suas folhas: Cylindrocladium buxicola , um fungo particularmente perigoso que chegou à Itália vindo da Inglaterra em 2008.
Ao longo dos anos, o fungo teve a oportunidade de se espalhar e multiplicar e é hoje um dos perigos mais perigosos no jardim. Então vamos ver como reconhecê-lo e intervir tanto de forma curativa quanto preventiva. Damos-lhe algumas dicas úteis e práticas.
O que fazer contra Cylindrocladium buxicola: dicas
A doença das plantas ligada à presença de Cylindrocladium buxicola é imediatamente reconhecível quando as folhas do buxo começam a amarelar nas pontas e mudam para bronze . Dentro de uma semana, a difusão na folha está quase completa até cair completamente. É, portanto, um ataque relâmpago que também pode ser preservado nas folhas caídas por mais de um ano.
É portanto necessário agir imediatamente para evitar que a infecção se espalhe e se manifeste nos próximos anos. Esta doença geralmente se desenvolve no verão, entre a primavera e o verão, devido ao calor e à alta umidade. Justamente por isso é bom prevenir o aparecimento do fungo, tomando cuidado para não criar condições para o seu desenvolvimento.
Como? Reduza a fertilização com nitrogênio e regue as plantas pela manhã para evitar molhar a folhagem. Também são recomendados tratamentos preventivos de natureza biológica com efeito antifúngico. Porém, para evitar a propagação da doença, recomenda-se o uso de agrotóxicos, produtos muito potentes que, no entanto, devem ser tratados com muito cuidado, seguindo as instruções da embalagem. Os resultados não tardarão a chegar.