Voltar a cultivar a terra já não é tarefa de poucos. Na verdade, são cada vez mais os jovens que investem nisso e as famílias que preferem ter uma pequena horta pessoal para cultivar com as próprias mãos alguns dos principais vegetais e ervas aromáticas, que servem para enriquecer os pratos. Seja no terraço ou na varanda em vasos ou apenas num pequeno terreno, os jardins voltam a florescer.
Nestes casos falamos de hortas urbanas que se situam no coração da cidade e que dão grandes frutos. Mas como aumentar a produção da horta ? Não é preciso muito, basta colocar algumas dicas em prática e a colheita será sem dúvida muito mais rica. Damos algumas dicas que você pode seguir para evitar erros.
Aumentando a produção da horta: dicas
Uma colheita saudável, saborosa e também muito abundante? O jardim deve ser cuidado e seguido de uma determinada forma. Primeiro, o terreno deve ter boa drenagem e boa exposição solar. São dois fatores essenciais que permitem que as mudas e depois os frutos se desenvolvam da melhor forma.
A água estagnada leva à formação de podridão radicular e por isso é necessário evitar a sua estagnação. Há também o tamanho do terreno a ser observado, avaliando cuidadosamente quais plantas plantar, lembrando de inserir também aquelas que, de forma natural, permitem proteger as culturas de parasitas. E sobre o método? Dependendo das necessidades e dos espaços, você pode decidir por diferentes abordagens.
O crescimento da crista ou do caule são as melhores opções, pois permitem a circulação de ar e excelente drenagem. Após o plantio das mudas, deve-se realizar uma boa manutenção para garantir que as culturas cresçam saudáveis e exuberantes, dando-lhes a oportunidade de se adaptarem melhor ao habitat preparado.
Devem ser protegidos de doenças ou parasitas e de condições climáticas extremas , como seca e calor excessivo, mas também da humidade e de temperaturas repentinas. Não se esqueça de fazer a limpeza contínua do jardim, eliminando também galhos e folhas secas, acrescentando fertilizantes naturais se necessário e realizando regas direcionadas.