Muitas pessoas se perguntam se é legal fazer vinho em casa de forma artesanal. Neste artigo vamos esclarecer essa dúvida. Não podemos todos ser experientes em todos os assuntos. Muita gente, por exemplo, não sabe se é permitido ou não fazer vinho diretamente em casa . Nós lhe daremos a resposta neste artigo. Tudo que você precisa fazer é sentar e ler as linhas a seguir.
O vinho é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo. É obtido a partir da fermentação da uva ou do mosto. A Itália, em particular, é o maior produtor mundial de vinho, com mais de 48 milhões e meio de hectolitros de vinho produzidos todos os anos. Em segundo lugar neste ranking especial estão os nossos vizinhos franceses.
As condições climáticas do nosso país, aliás, são ideais para o amadurecimento de todas as uvas, sejam elas tintas ou brancas. Além disso, a Itália ocupa o terceiro lugar mundial no ranking de consumo de vinho. Os italianos, portanto, bebem muito vinho e ficam atrás apenas da França e dos Estados Unidos.
Comer acompanhado de uma boa taça de vinho é, portanto, uma tradição muito desenvolvida na Itália. Existe um ditado famoso: “Uma taça de vinho por dia mantém o médico longe”. O importante, como em todas as coisas, é nunca abusar desta bebida.
Muitas pessoas se perguntam se é possível produzir vinho por conta própria diretamente no espaço de sua casa . O que há para saber sobre este assunto? Aqui estão todos os detalhes.
Fazer vinho em casa é legal? Aqui está a resposta
O custo de vida cada vez maior pode levar algumas pessoas a satisfazer o seu desejo por vinho, sem necessariamente terem de ir às lojas. Na verdade, fazer vinho diretamente em casa é algo absolutamente legal . Será assim possível produzir o seu próprio vinho, desde que respeite escrupulosamente todos os gestos.
Vinho e cerveja são bebidas que, se você tiver oportunidade e conhecimento no assunto, podem ser facilmente preparadas diretamente em casa. Isso, porém, não se aplica a bebidas destiladas , como grappa ou whisky.
A destilação caseira destas bebidas espirituosas é, de facto, completamente ilegal em Itália . Isto é estritamente proibido por lei. Na verdade, você corre o risco de até 6 meses de prisão e multas altíssimas, caso seja pego realizando esta operação.
Além dos perigos e de vários aspectos de segurança – o metanol pode ser completamente tóxico para os seres humanos – não é possível produzir destilados em casa devido a uma questão relacionada com os impostos especiais de consumo sobre a sua venda. O Estado perderia, portanto, muito dinheiro se autorizasse a sua própria produção de bebidas espirituosas.
Mas voltando ao vinho . Conforme mencionado, pode ser facilmente feito em casa para uso pessoal. Vamos descobrir todas as ações corretas a seguir para colocar tudo isso em prática.
Saber
Para a produção pessoal de vinho será aconselhável seguir o procedimento correto e operar em ambiente limpo e com temperatura adequada para o efeito. O esmagamento das uvas será feito num balde, misturando aproximadamente 10 litros de mosto com aproximadamente 3 gramas de levedura de cerveja. Este movimento irá acelerar o processo de fermentação.
Neste ponto, o processo ainda leva algumas semanas. Na verdade, durante aproximadamente 7 a 8 dias, as tampas dos diferentes frascos devem ser deixadas ligeiramente abertas, para que o dióxido de carbono escape.
Após esse período, terão início as semanas em que deverão ser feitas as transferências – aproximadamente a cada 15 a 20 dias, para eliminar eventuais depósitos que possam se acumular no fundo. Quando o vinho estiver completamente límpido – serão necessárias pelo menos três trasfegas – será possível consumir o seu próprio vinho de produção própria. Pode ser guardado na geladeira. Tudo deve ser consumido na hora certa e no máximo em 6 meses .