As cinzas podem ser guardadas em casa? Muitos não sabem o que a lei italiana realmente prevê sobre este assunto. Muitas vezes na televisão e principalmente em filmes ou séries vemos a urna de um falecido na lareira da casa. No seu interior encontram-se as cinzas de um ente querido e esta prática é muito difundida, sobretudo em alguns países que mantêm assim um vínculo mesmo após a morte.
Manter as cinzas em casa: é o que diz a lei
Como dissemos veremos se é possível guardar em casa as cinzas de uma pessoa falecida . Comecemos dizendo que muitas pessoas optam pela cremação após a morte e neste caso é possível guardar as cinzas em casa. Muitas vezes isso é feito justamente para dar essa oportunidade aos parentes mais próximos.
Na verdade, a lei permite e nem há problemas de saúde . Na verdade, após a cremação do corpo, o que resta é atóxico e inodoro. Eles podem, portanto, ser mantidos em casa, mas um procedimento muito rigoroso deve ser seguido sem pular nenhuma etapa.
Na falta de documento escrito, o pedido poderá ser apresentado pelos familiares mais próximos . Obviamente, você já deve ter discutido o assunto com o falecido e ele deve ter expressado sua opinião positiva. Geralmente isso é decidido quando você decide ser cremado.
Este último também deve dar a amigos e parentes a oportunidade de visitar o falecido. Embora muitas vezes em alguns municípios uma placa memorial seja colocada no cemitério para que a comunidade possa lembrar o falecido. Se depois mudar de ideias, a mudança para o cemitério ficará a cargo do tutor e este terá de comunicar isso, bem como qualquer mudança de residência do seu domicílio .
Posse da urna: outros detalhes para saber
Mas isso não é tudo. Na verdade, há outras coisas que você deve saber sobre a urna e a cremação do falecido. Por exemplo, se a morte estiver sob investigação porque as causas que a levaram não são certas, a cremação não pode ocorrer até que o oficial de justiça tenha emitido autorização. Tenha cuidado porque caso contrário será cometido o crime de destruição de cadáver.