Esta planta dicotiledônea pertence à família Convolvulaceae. Embora elegantes, a trepadeira e a trepadeira do campo são consideradas ervas daninhas ou ervas daninhas por muitos jardineiros, da mesma forma que o dente-de-leão. É preciso dizer que assim como o charlatão, esta planta possui um sistema radicular incomum que dificulta seu extermínio. Na verdade, se você esquecer pelo menos uma peça, isso causará um crescimento. As sementes dessas plantas também são facilmente semeadas novamente pelos pássaros. É por isso que é muito difícil livrar-se dele no jardim. Com muita determinação e paciência, bons gestos e produtos ecológicos, ainda é possível livrar-se deles sem produtos químicos.
Livrar-se da trepadeira: uma obrigação? Absolutamente não !
jardim de trepadeira
Créditos: Pixabay / Gaelle Laborie
Em primeiro lugar, lembremos que a trepadeira é uma planta útil em canteiros ou sebes. Por exemplo, este é um bom indicador de excesso de fertilizante no jardim. Isto pode, portanto, mostrar ao jardineiro que ele deve limitar o nitrogênio em sua terra. Este bioindicador também é um indicador de que o solo é muito compacto. Suas raízes também permitem descompactar essa compactação. As trepadeiras também são plantas produtoras de mel que atraem insetos polinizadores, principalmente abelhas. É, portanto, benéfico para as flores, mas também para a horta. Na verdade, muitos jardineiros os mantêm por esse motivo, cortando as flores antes que possam dispersar as sementes.
No entanto, como qualquer erva daninha, ela compete e sufoca as plantas vizinhas, capturando água, luz e nutrientes do solo. Este é particularmente o caso no caso de uma invasão forte. Com essas informações em mãos, cabe a você decidir se deseja remover essas plantas.
Como caçar trepadeira no seu jardim?
Trepadeira no jardim
Créditos: PxHere
1) Boas ações contra a trepadeira
Algumas ações são completamente inúteis. É o caso, por exemplo, da utilização de uma capina térmica que não atinge as raízes profundas desta planta. Quanto ao uso de pá ou leme, não é recomendado. Isso pode deixar seções de raízes no solo e quebrá-las. Então você definitivamente será invadido depois disso! Outras ações, porém, permitem controlar melhor a sua propagação, ou mesmo impedi-la. Para evitar a dispersão aérea (dispersão de sementes por pássaros), corte as partes aéreas antes de produzirem sementes. Lembre-se também de aplicar cobertura morta que evite o estabelecimento de trepadeiras e passar a enxada a cada 8 dias nas áreas onde o solo está descoberto.
2) Arrancamento manual, a técnica mais eficaz
O desenraizamento manual ou a sacha manual devem ser realizados na primavera ou no início do verão em terra seca. Revire suavemente o solo mais de 30 cm com uma grelinette, uma goiva ou um garfo e remova as pontas das raízes. Se você esquecer alguma, a trepadeira pode voltar a crescer, por isso tome cuidado e evite quebrar as raízes. Quanto mais você quebrar as raízes, mais essas plantas voltarão e crescerão. Em seguida, repita a cada dez dias para esgotar a planta. Com o tempo, crescerá cada vez menos. Ah, sim! erradicar esta planta é uma tarefa repetitiva e de longo prazo!