

Também é possível propagar cipreste e thuja por DIY? Com essas dicas de especialistas, será muito fácil.
Os viveiros do setor sempre ensinam passo a passo como propagar plantas. Um método divertido e natural, que permite multiplicar diferentes tipos de plantas sem ter que comprar novas. A propagação de ciprestes e cedros não é difícil, embora certamente seja necessário um mínimo de habilidade verde para realizar a tarefa. Como vai ? Uma palavra aos jardineiros.
Cipreste e thuja: quais são as características?
Cipreste e thuja representam um arbusto verde, frequentemente presente em jardins como decoração. É uma planta ideal para uma sebe elegante e requintada. Esta espécie perene atinge até 60 metros de altura, com desenvolvimento vertical intenso e lento.

Na antiguidade, esta planta era muito utilizada pelos índios americanos para a construção de canoas, casas e totens. A principal característica desta madeira é ser resistente e muito leve.
Para o seu cultivo prefere solos férteis que retêm umidade e calcário. A água estagnada é inimiga da planta, embora o solo deva estar sempre bem drenado e enriquecido com pedra-pomes ou areia.
Propague ciprestes e thuja com facilidade
Ciprestes e thujas, em geral , são propagados por sementes ou pode-se optar pela via vegetativa. Os jardineiros preferem a propagação a partir de mudas na primavera. Isso economiza tempo de germinação das diferentes sementes e também preserva as principais características da planta principal.
Jardineiros experientes enfatizam como fazer essa ação com as próprias mãos, por meio de tutoriais em vídeo clássicos. Porém, é sempre aconselhável consultar conselhos práticos de profissionais do setor, para que possa concluir a propagação sem danos ou erros de qualquer espécie.

É bom saber que as mudas são colhidas na primavera, melhor ainda do final de março até todo o mês de abril. Depois do inverno, os arbustos voltam a crescer e cortar algumas mudas significa estimulá-los e fortalecer as raízes.
As cordas deverão ter comprimento aproximado de 12cm , com diâmetro futuro não superior a 8mm. Os rebentos com um ano de idade são significativamente melhores, com ramos naturais que podem ser usados como estacas. O produto deve ser colocado em um recipiente com água, até que a água desenvolva raízes. Em seguida deve ser enterrado para o seu desenvolvimento. O processo de desenvolvimento precisa de alguns conselhos dos viveiristas:
- Se o corte for fresco, o corte deve ser feito obliquamente;
- No local onde o corte está posicionado, é uma boa ideia arrancar a casca;
- Deixe os brotos, retirando apenas as agulhas.