Spathiphyllum é uma das plantas ornamentais mais populares para dar dinamismo às suas casas. Se você quer que ela dure muito e floresça o ano todo, é preciso cuidar dela e explicaremos os passos a seguir. Esta planta adapta-se bem a ambientes interiores, necessitando de pouca manutenção e dando-se bem em recantos sombreados ou parcialmente sombreados. Porém, como todas as plantas, precisa de luz para crescer bem.

A temperatura ideal para Spathiphyllum é de 20°C a 23°C, nunca abaixo de 18°C, então se você optar por cultivar na varanda é uma boa ideia colocar a planta no inverno. Outro benefício desta planta, originária das florestas tropicais da América do Sul, é que ela pode ser cultivada em água. Neste caso, é muito importante manter a água limpa e trocá-la uma vez por semana. Uma das características mais marcantes de Spathiphyllum são suas flores brancas distintas.

Geralmente floresce de março a setembro, mas também pode florescer durante todo o ano e florescer por mais tempo. Regar, exposição à luz e escolher o solo e o plantador certos são essenciais para fazer com que Spathiphyllum floresça com mais frequência.

As dicas a seguir irão ajudá-lo a cuidar do seu Spathiphyllum para que ele floresça o ano todo.

Incidência de luz: Embora seja uma planta de sombra e de interior, o Spathiphyllum necessita de muita luz indireta. Coloque-o em uma sala iluminada, mas mantenha-o longe da luz solar direta. A falta de luz não mata a planta, mas impede a floração.

Rega: Este é um dos erros mais comuns cometidos no cuidado de plantas domésticas. Com o Spathiphyllum deve estar constantemente úmido. No entanto, as necessidades de água mudam dependendo da estação. Deve ser regado com freqüência na primavera e no verão para manter o solo constantemente úmido. Nos meses frios, a quantidade de água deve ser reduzida e o Spathiphyllum só deve ser regado quando o solo estiver seco.

Transplante de Spathiphyllum: Esta planta deve ser transplantada a cada dois anos, de preferência na primavera. Você pode aproveitar esse tempo para propagar Spathiphyllum dividindo 3 ou mais folhas, tomando muito cuidado para não danificar as raízes.

Limpeza das folhas: As folhas de Spathiphyllum devem ser limpas regularmente para evitar que sujeira e outros detritos bloqueiem seus estômatos e interfiram na fotossíntese. Lembre-se de que Spathiphyllum é tóxico se ingerido, portanto, mantenha-o longe do alcance de crianças pequenas e animais de estimação.