O bicarbonato de sódio também pode ser um aliado valioso no cuidado das plantas, embora essa substância seja mais conhecida por sua versatilidade no lar, principalmente na limpeza e desinfecção. Em vez disso, para os amantes da horticultura e da horticultura, é útil conhecer os outros princípios que são de grande importância na produção do bicarbonato de sódio . Acima de tudo, porém, é preciso saber utilizá-lo para não fazer mais mal do que bem.
Estabiliza o pH e mantém os parasitas afastados, mas certifique-se de fazer isso da maneira certa
No setor de jardinagem , o bicarbonato de sódio pode se tornar um aliado valioso graças à sua capacidade de estabilizar o pH do solo . O pH é o indicador de acidez ou alcalinidade, fatores que impactam diretamente na capacidade das plantas de absorver nutrientes. Portanto, é fundamental ajustar o pH de acordo com as necessidades específicas das plantas para torná-las o mais produtivas possível.
Porém, este não é o único efeito positivo que o bicarbonato de sódio pode ter no jardim. Na verdade, este composto também pode ajudar a prevenir ou reduzir algumas doenças resultantes de fungos ou bactérias prejudiciais que muitas vezes prosperam em ambientes ácidos. Neste caso, a introdução de bicarbonato no solo leva à alcalinização do ambiente e ameaça a sobrevivência destes patógenos.
Também por sua função como pesticida natural, muitas pessoas usam o bicarbonato de sódio como inseticida para controlar insetos como pulgões e cochonilhas. O efeito dessa substância sobre esses insetos é extremamente eficaz e se deve ao seu caráter abrasivo, que pode danificar seu exoesqueleto e causar desidratação.
Conhecendo os diversos benefícios que essa substância pode oferecer às nossas plantas, também é importante entender como utilizá-la de maneira adequada . Mesmo que não existam contra-indicações específicas, é importante actuar atempadamente, pois a verdadeira força do bicarbonato reside na sua acção preventiva e bloqueadora, e não no seu poder curativo, dada a incapacidade desta substância em curar já gravemente afectada. plantas.
Portanto, dependendo do que se deseja combater, o bicarbonato deve ser aplicado de forma diferente . Por exemplo, para combater fungos e outras doenças causadas por patógenos , é possível diluir uma colher de bicarbonato em um litro de água e borrifar a solução diretamente nas folhas. Por outro lado, se o objetivo é combater os parasitas, esse maravilhoso pó branco deve ser combinado com óleo vegetal ou sabonete líquido. Uma colher de bicarbonato, um óleo e duas ou três gotas de sabão fazem a mistura perfeita diluída em um litro de água e depois borrifada na planta.
Por outro lado, se quiser manter o equilíbrio correto do pH do solo, basta adicionar uma colher de bicarbonato de sódio para cada 5 litros de água que usamos para regar as nossas plantas. Como vimos, o uso do bicarbonato na horticultura pode ter um impacto significativo, garantindo maior saúde e prosperidade às nossas mudas, sejam elas plantas ornamentais ou de produção.
Novamente, a chave para usar este produto é o equilíbrio. É importante não exagerar na dosagem e manter uma boa prática de observação para intervir prontamente no cuidado da sua horta ou horta.