Ter o seu próprio espaço verde fora de casa, principalmente se bem cuidado, pode garantir uma vista completamente diferente à casa e dar aquele toque extra de design, bem como um recanto para viver e relaxar fora do cinza da cidade.

Porém, nem sempre é possível ter o tempo necessário para cuidar das plantas e por isso muitas pessoas optam por uma nova variante de jardim, o jardim de pedras . Este tipo de cultivo implica a presença de algumas plantas , geralmente gordas e com baixa necessidade de cuidados e água e, neste contexto, a escolha da Saxifrage encontra cada vez mais espaço . Mas como deixar essa planta tão linda e exuberante que seja a rainha do seu cantinho verde?

Como cuidar da Saxifrage, se você conhecer esses segredos terá uma planta capaz de deixar todo mundo pasmo!

Saxifrage, guia de cultivo
Saxifrage de flor branca (foto Pixabay)-Orizzontenergia.it

Saxifrage é uma planta graciosa que chama imediatamente a atenção, mas não chama a atenção apenas por este aspecto. A arma adicional que torna esta planta uma escolha verdadeiramente comum é a sua capacidade de resistir às adversidades , característica que a torna adequada para cultivo tanto por jardineiros experientes como por iniciantes.

O próprio nome desta planta é sinônimo de força e resistência e deriva de sua qualidade de “quebrar” pedras para crescer. A saxifrage está espalhada por todo o mundo, exceto na Oceania, e cresce espontaneamente em regiões alpinas e de alta montanha. Esta espécie de orquídea se distingue por suas flores estreladas de cores vivas que variam do rosa profundo ao branco ou vermelho com folhas verdes e coriáceas .

A sua altura nunca ultrapassa os 50 cm, sendo ideal para criar sugestivos tapetes coloridos se cultivados no jardim ou perfeitos para adornar muros de pedra seca ou jardins de pedras.

Existem mais de 400 variedades desta planta que geralmente requerem solo de envasamento universal para plantas com flores e boa drenagem e nada mais. Durante o período vegetativo é essencial manter o solo húmido e regar regularmente , especialmente na primavera e no verão, mas depois as regas podem ser ainda menos frequentes.

Durante o período de floração que vai de abril a julho a planta pode ser fertilizada duas vezes por mês com um fertilizante líquido ou granulado de liberação lenta.Esta prática, embora não essencial, é útil para tornar a sua Saxifrage ainda mais viva e exuberante. Quanto à sua localização, porém, é bom lembrar que prefere locais claros, mas não luz solar direta .

Saxifrage, guia de cultivo
Saxifraga sedum (Foto pixabay)-Orizzontenergia.it

A multiplicação desta planta também é considerada bastante fácil, ocorre tanto por sementes quanto por estacas, embora não existam muitos parasitas capazes de atacá-la além de pulgões ou cochonilhas. Todas essas características fazem do Saxifrage um verdadeiro Highlander no universo das plantas, um guerreiro capaz de oferecer uma beleza única à custa de uma atenção rara e simples.

Para tornar o seu jardim sensacional mesmo que não tenha muito tempo disponível, portanto, o Saxifrage pode sem dúvida ser uma excelente escolha que vale a pena experimentar.