Na hora de decidir hospedar uma planta no jardim , principalmente se for uma árvore, há muitos fatores a levar em consideração , fatores que podem surpreender até o jardineiro mais experiente. Na verdade, são muitas as pessoas que se arrependem das escolhas feitas para o seu jardim, pagando caro pelos desastres decorrentes do posicionamento inadequado das árvores e dos custos associados para resolver o problema.

Para não cometer erros, é necessário, portanto, levar em consideração uma longa série de fatores que dizem respeito não só ao espaço adjacente, mas também às peculiaridades da própria planta, ao tipo de raízes, folhas, flores, etc. Escolher o candidato perfeito para o seu oásis verde é, portanto, bastante complicado e para isso é necessária uma reflexão cuidadosa e muitas vezes a ajuda de um especialista.

Árvores no jardim: Você terá que construir a sinergia perfeita entre o espaço e a natureza!

As árvores certas para o seu jardim
árvore (foto Pixabay)-Orizzontenergia.it

Muito do charme de um jardim está na harmonia da distribuição das plantas pelo nosso espaço. As árvores podem ser elementos decorativos únicos , capazes de transformar estes espaços em verdadeiros oásis, mas também são capazes de destruir tudo se não forem cuidadosamente escolhidas com base nas necessidades mútuas.

Estes gigantes verdes desempenham diversas funções cruciais , oferecem sombra nos dias de sol, tornam-se refúgio para diversas espécies animais e, por último mas não menos importante, ajudam a melhorar a qualidade do ar que respiramos, mas perante este vasto leque de possibilidades, como podemos ter certeza de fazer a escolha certa?

Escolher a candidata perfeita para o seu jardim não é uma tarefa a ser subestimada, mas sim um processo que exige reflexão e uma análise precisa das suas necessidades e das características do ambiente onde a árvore será plantada. Um elemento chave na escolha é certamente o espaço disponível , mas não estamos falando do espaço imediato onde a árvore será plantada, mas sobretudo do espaço que a árvore ocupará quando atingir o seu crescimento máximo.

Você precisa pensar a longo prazo quando se trata de árvores, pois elas , quando crescerem, precisarão de espaço para expandir sua copa e sistema radicular. A proximidade de estruturas como edifícios, vedações ou linhas eléctricas pode, portanto, limitar bastante as opções disponíveis.

As árvores certas para o seu jardim
árvores nas colinas (Foto pixabay)-Orizzontenergia.it

Uma outra consideração a fazer diz respeito ao clima e ao tipo de solo presente no jardim, uma vez que enquanto alguns podem prosperar em solos argilosos, outros podem precisar de solos arenosos ou bem drenados para crescerem no seu melhor. Finalmente, a resistência e a longevidade são, duas outras aspectos que não devem ser esquecidos. Algumas árvores são conhecidas pela sua resistência a doenças ou parasitas, enquanto outras podem exigir cuidados e atenção especiais para prosperarem, por isso precisamos de pensar cuidadosamente sobre quanta manutenção seremos capazes de oferecer, ou quanto dinheiro estamos dispostos a gastar para nos alistarmos. a ajuda de profissionais.

Plantar uma árvore pode dar muita satisfação mas precisamos refletir sobre o propósito disso dentro do jardim . Uma árvore pode ser desejável principalmente pela sombra ou pelo seu valor estético, mas também pela gula dos seus frutos mas, em qualquer caso, é preciso compreender que esta continuará o seu ciclo de vida independentemente do que aconteça à sua volta e para isso devemos terá que prever o futuro da maneira mais cuidadosa possível.