A flor de cera (Hoya carnosa) é uma planta maravilhosa. Seu nome deriva da aparência de suas flores, que parecem ser de cera ou porcelana, principalmente quando não estão totalmente abertas.
Dependendo do comprimento da planta, pode-se deixá-la pendurada ou adaptá-la a uma trepadeira, embora neste último caso ainda seja necessário fixá-la em um suporte.
Para florescer, a flor de cera deve estar em local claro, mas não exposta à luz solar direta. É melhor colocá-lo ao ar livre, em um local protegido dos raios solares, mas com bastante luz.
A flor de cera não tolera frio intenso, portanto, se você decidir cultivá-la em locais frios, deve protegê-la do vento e da geada.
Suas folhas apresentam aspecto oval e carnudo, indicando as reservas de água que a planta pode armazenar. No entanto, você deve regá-las com frequência no verão para estimular a floração.
No inverno, você deve reduzir a frequência de rega para permitir que a camada superficial do solo seque entre as regas. Muita água pode amarelar as folhas.
A flor de cera pode atingir vários metros de altura, dependendo do tamanho do vaso. Um vaso de 30 cm é suficiente para acomodar uma planta de 3 a 4 m de altura. A planta começa a florescer quando as raízes estão juntas.
As principais causas da queda dos botões florais são o calor excessivo (temperatura média de 30°C ou mais), movimento das plantas, correntes de ar frio (como ar condicionado) e falta de água.
A planta não florescerá se faltar nutrientes, luz ou umidade, ou se o vaso for muito grande.