A lúnula é a parte visível da base da matriz ungueal que se projeta além da prega ungueal.
É branco, em forma de meia-lua, surge na 14ª semana de gestação e apresenta características histológicas únicas. A lúnula é a única parte viva da unha. As anormalidades da lúnula incluem alterações na forma, estrutura e cor.
Podem ser resultado de nossas características individuais e problemas de saúde.
Esta parte da matriz ungueal sempre foi de interesse da medicina chinesa, cujos médicos identificaram anomalias de saúde relacionadas ao tamanho da lúnula de um determinado dedo. Na medicina tradicional chinesa, quanto mais branca e branca for a lúnula, mais energético e saudável será o seu corpo.
A lúnula também é tema de interesse da medicina convencional e inúmeros estudos têm sido realizados mostrando que a aparência das unhas, incluindo o tamanho, cor e formato da lúnula, está ligada a alterações patológicas no corpo.
Como a lúnula é a parte mais nova da unha, ela pode fornecer pistas sobre a saúde de uma pessoa. A ausência de lúnula nem sempre indica um problema grave de saúde, mas vale a pena conversar com seu médico.
Na maioria das pessoas, as lúnulas são mais visíveis no polegar e tornam-se menores em direção ao dedo anular, enquanto estão ausentes nos dedinhos.
No entanto, as luas crescentes às vezes parecem diferentes. Significativamente maiores que a maioria das unhas, é um sinal de pressão arterial baixa , enquanto as unhas sem “lua crescente” são um sinal de predisposição hereditária para hipertensão e/ou doenças cardíacas .
A ausência de lua crescente em todas as unhas pode indicar deficiência de vitamina B12 , distúrbios circulatórios ou pressão arterial instável, redução da função tireoidiana, neurose e possivelmente aumento da sensibilidade à dor.
Se a lúnula de cada unha for muito grande , isso indica insuficiência cardíaca. “Crescentes” médios ou pequenos indicam pressão arterial normal e bom caráter.
Se tiverem formato irregular ou tamanho diferente, indicam problemas glandulares, hipertensão ou alterações de humor.
A descoloração da base da unha é um sinal precoce de icterícia ou insuficiência hepática.
Cada dedo é atribuído a um órgão ou grupo de órgãos específico:
Polegar – Cérebro e Crânio.
Em fumantes inveterados ou pessoas com problemas pulmonares, a lúnula é pequena e fina. Aliás, a medicina oriental acredita que se uma pessoa não tem lúnula no polegar, sua “cabeça” não está bem.
Índice – pulmões, cólon, órgãos ginecológicos.
Se a lúnula for significativamente menor ou mesmo ausente, atenção especial deve ser dada ao estado dos intestinos, fígado e pâncreas.
Dedo médio – Sistema circulatório e vascular.
Se faltar lúnula na unha média, há problemas de pressão arterial, veias e capilares.
Dedo anular – rins, sistema endócrino.
Rosa – coração, intestino delgado.
Por isso, com a idade, a pequena lúnula é a primeira a desaparecer, pois na idade adulta o coração e os intestinos são os mais vulneráveis à fraqueza e às doenças. O intestino delgado está entupido com toxinas (a lúnula do dedo mínimo desaparece), o que leva à perturbação do sistema endócrino (a lúnula do dedo anular desaparece), o coração não consegue lidar com as mudanças negativas (a lúnula do dedo médio desaparece ) e o último deixa os dois pontos.
Preste atenção nas unhas dos seus avós, você vai se surpreender – o estado das unhas deles pode até ser melhor que o dos filhos e até dos netos. O problema é o estilo de vida de hoje, a má alimentação e a má ecologia.