O que fazer com um vestido que você não usa? Basta abrir o armário, pegá-lo e depois criar essas 5 lindas peças. Num contexto histórico como este, dar uma segunda vida aos objetos – materiais e vestuário – é um dever. O meio ambiente está sufocado por resíduos e poluição, por isso onde é possível reaproveitar e criar algo diferente, é um tijolo a mais para o mundo de amanhã. Neste caso específico, alguns alfaiates profissionais revelam o segredo para reaproveitar um vestido de 5 maneiras diferentes. Prático e divertido.
Dar uma segunda vida às roupas: vantagens
Quando se trata de reciclagem criativa, o foco está em muitos benefícios. Roupas e itens podem ser revendidos ou usados para criar algo original . O mesmo vale para os materiais, que não são jogados fora, mas usados para obter algo único no gênero. De vez em quando seria bom parar e dar uma olhada rápida no interior do armário e das gavetas: não jogamos fora, mas revendemos ou criamos.
Ano após ano, roupas e acessórios se acumulam, só percebendo na mudança de estação o quanto ficaram sem uso durante um ano inteiro . Alguns já não estão na moda (embora a moda volte sempre passados anos), outros já não se ajustam ao tamanho e alguns não se adequam ao seu gosto. Resumindo, muitas roupas e acessórios que – se estiverem em bom estado e sem uso – podem ser doados ou vendidos online e na presença dos clássicos mercados de pulgas. Hoje existem muitos aplicativos que ajudam a vender tudo o que é usado: você não joga fora, você salva o meio ambiente, você esvazia sua casa e você ganha alguma coisa.
Para quem adora pegar agulha e linha, transformar roupas é uma brincadeira divertida. Na verdade, a partir de um vestido não utilizado, você pode fazer até 5 criações diferentes e decididamente personalizadas .
Vestido que você não usa: 5 criações diferentes
O exemplo das costureiras profissionais apresenta um clássico vestido longo feminino. Porém, é bom ressaltar que esse tipo de reciclagem pode ser feita com qualquer tipo de roupa, pois todos estão envolvidos na brincadeira.
O que você precisa é de uma máquina de costura, agulha e linha para quem gosta de gestos manuais, uma fita métrica e obviamente muita imaginação. A partir de um único vestido longo é possível criar criações especiais.
O vestido clássico que você não usa e que fica muito tempo no armário. As cinco criações podem ser:
- O tecido pode ser utilizado para forrar almofadas, para cama ou para embelezar estofados;
- Bonecos divertidos podem ser feitos para crianças;
- As montanhas-russas são criadas;
- Você pode obter os ingredientes de um biquíni estiloso;
- Você pode fazer um mini tapete.
As costureiras também especificam que com um vestido inteiro , você também pode fazer duas peças separando a parte superior da parte inferior (saia e suéter/camisa).