Esses insetos parasitas podem enxamear rapidamente e tornar-se incômodos a ponto de colocar em risco a vida das plantas e suas eventuais colheitas. Nossas soluções para remediar isso.

Pertencente à ordem Hemiptera, este pequeno parasita pode causar danos consideráveis ​​no caso de uma infestação prolongada. No entanto, tem menos de um centímetro de comprimento. É reconhecido pelo seu formato oval ou redondo; às vezes é plano ou elevado; branco, cinza ou marrom na maioria das vezes; e picadas para sugar a seiva das plantas. Geralmente a cochonilha não está sozinha, mas incluída em uma colônia que forma um cacho. O mais difundido na França é a cochonilha.

Como posso detectar a presença de cochonilhas em minhas plantas?
Recomenda-se inspecionar regularmente o estado das plantas e folhagens de ambos os lados. Se você olhar bem de perto ou com uma lupa, poderá ver cochonilhas, muitas vezes escondidas nas veias.

A pista que deve chamar a atenção é a presença de uma substância branca com aspecto felpudo no verde brilhante das folhas, principalmente se estas estiverem levemente descoloridas ou na ausência de floração, por mais esperada que seja, ou casca danificada.

As folhas também podem ser pegajosas ou listradas de preto. Os cochonilhas às vezes incentivam a presença de formigas.

No
jardim as cochonilhas costumam ficar em casa em qualquer estação do ano, exceto no inverno. No entanto, uma fiscalização permite garantir a sua não presença e tomar a iniciativa.

As árvores de fruto e em particular as que produzem citrinos, desde o limão à tangerina ou mesmo arbustos ornamentais, a tília, o loendro, a hortênsia, o ficus ou a roseira são apreciadas por estes pequenos insetos. O mesmo se aplica às frutas e vegetais da horta, como tomates, pepinos ou beringelas.

Devem também ser tomados cuidados na estufa, que pode revelar-se um parque infantil ideal, devido às condições esperadas: calor e humidade.

Em casa,
os insetos cochonilhas adoram ficar à vontade em vasos de plantas, principalmente orquídeas, ficus, roseiras, suculentas e cactos são suas principais preferências. Durante o inverno, eles se aventuram principalmente em ambientes fechados, esperando poder atacar novamente as presas do jardim. Para cada nova chegada você pode fazer um “check-up” examinando-a antes de se juntar às outras plantas.