O tomate é tão bom! É utilizado em diversos pequenos pratos, em saladas, em molhos e até em sucos! Nós amamos tanto que mordemos! Se você tem uma horta em casa, é provável que já tenha plantado tomate, certo? Conte-nos como eles são! Grande e muito suculento ou melhor, em mau estado…

Sim, infelizmente, os nossos tomates por vezes contraem doenças fúngicas que devem ser tratadas rapidamente para não perder a colheita! Em primeiro lugar, o bolor, o inimigo número um do tomate!

Não entrar em pânico! Neste artigo compartilharemos com você muitas receitas de fungicidas naturais fáceis de preparar para prevenir esse fungo e evitar que ele destrua seus tomateiros!

Leia também:  Herbicida poderoso: 11 dicas para eliminar ervas daninhas

Tomates infestados de pragas_

Doença do tomate: o que é a requeima?

Tal como acontece com todas as plantas, o míldio é uma das doenças mais comuns e perigosas! Como explica Tammy Sons of Tennessee Wholesale Nursery, isso aparece como grandes manchas marrons irregulares na parte aérea da planta, incluindo as folhas e caules.

À medida que crescem, suas manchas aumentam, ressecando as áreas afetadas e reduzindo a superfície saudável da sua planta, que não consegue mais realizar a fotossíntese e morre lentamente…

Como a requeima prejudica os tomates?

Por ser uma doença que se espalha muito rapidamente, o míldio pode causar uma ligeira queda na produtividade ou a perda total da colheita. Isso depende de vários fatores, incluindo:

  • Condições do tempo;
  • fenologia vegetal;
  • O nível de fertilização nitrogenada atingido;
  • O número e a duração dos tratamentos realizados;
  • A variedade plantada.

Que condições climáticas favorecem o desenvolvimento do míldio?

O mofo prospera quando o tempo está úmido e quente! Quando a umidade é superior a 90% e as temperaturas variam entre 10 e 25°C, esse fungo cresce e se espalha livremente!

Por outro lado, temperaturas acima de 30°C e baixa umidade não dão chance de sobrevivência a esse fungo.

Como evitar mofo e proteger as folhas do tomate?

O aparecimento de mofo no tomateiro nem sempre é fácil de controlar! A partir de agora, para proteger sua lavoura, você deve pensar em prevenir o aparecimento da doença e se munir de fungicidas eficazes!

planta de tomate_

Como evitar a requeima do tomate?

  1. Seus tomates precisam de ventilação suficiente. Portanto, certifique-se de que as plantas estejam espaçadas, para que o ar circule e a luz alcance todo o plantio.
  2. Remova as folhas que estão em contato com o solo.
  3. Evite o excesso de água durante a irrigação   ,   pois esta é o principal fator que influencia o desenvolvimento do míldio.
  4. Não cultive tomates no mesmo local, pois eles gostam de rotação de culturas.
  5. Cuidado para não machucar as plantas, principalmente na poda, que deve ser feita com uma tesoura limpa.
  6. Fertilize  adequadamente os tomates com fertilizantes sem excesso de nitrogênio e ricos em potássio, pois as deficiências de nutrientes enfraquecem as plantas e as tornam mais suscetíveis ao oídio.
  7. Cultive variedades resistentes.
  8. Separe suas plantações de tomate e batata. Ambos podem ser afetados pelo mesmo fungo e contaminar-se mutuamente.
  9. Os emissores do seu sistema de irrigação devem ser colocados no solo, entre as fileiras. Nunca molhe os caules e a folhagem das plantas. Regue apenas os tomateiros e deixe a superfície do solo secar entre as regas (técnica aprovada pelo especialista em jardinagem Oliver Hill da Garden List)
  10. Ao final de cada colheita, retire todos os resíduos para diminuir o risco de contaminação de futuros plantios.
  11. Em caso de infecção, cortar, retirar e queimar as plantas infectadas assim que aparecem os primeiros sintomas é uma boa ação para limitar a propagação da doença.

Combatendo a requeima: como proteger os tomateiros da infecção pela requeima?

Os tomates gostam de solos com baixa umidade e crescem melhor em temperaturas amenas (entre 20 e 26°C)! Para combater o aparecimento da requeima do tomate, saiba que é melhor agir preventivamente, quando as condições climáticas são favoráveis ​​ao aparecimento da doença. Quando isso acontece, é muito difícil controlar!

A coisa mais eficaz que você pode fazer para proteger os tomates desse fungo prejudicial é borrifá-los com fungicidas! Se você não quiser usar produtos industriais, aqui está uma lista de ingredientes naturais que exasperam o mofo!

Processamento de tomate_
  1. Uma infusão de cavalinha

Pulverize os tomates com uma infusão de cavalinha assim que o tempo estiver úmido! Veja como prepará-lo:

  • Deixar as cavalinhas de molho durante 24 horas (1 kg de planta fresca ou 150 g de planta seca em 10 l de água);
  • Ferva por 20 minutos em uma panela grande;
  • Tampe a panela e deixe esfriar tudo.
  • Diluir 5 volumes de solução em 100 volumes de água antes de pulverizar.
  1. extrato de sálvia

Pulverize os tomates com extrato de sálvia fermentado (1 kg de folhas e flores em 10 litros de água). Desta vez dilua a 10% antes de pulverizar os tomates (10 volumes de solução em 100 volumes de água)!

  1. camomila
camomila_

Prepare uma infusão de camomila com 50 g de flores por litro de água. Antes de pulverizar suas plantas, dilua cada litro de infusão em 9 litros de água.

  1. alho

O alho    é um repelente natural de fungos muito eficaz. Infundir 50 g de dentes de alho em cada litro de água. Em seguida, dilua a solução em 4 volumes de água e borrife nos tomates ao sol, por vários dias consecutivos.

Alho_
  1. Leite de vaca

Ao formar uma película microbiana na superfície da folha e modificar o PH da planta, o leite cobre e protege o tomate. Este último torna-se inquebrável e deixa de apresentar condições ideais para a propagação do mofo.

O leite é rico em cálcio, magnésio, fósforo e potássio! Então, além de proteger os tomates, isso vai nutri-los e ajudá-los a crescer melhor! Este tratamento de mofo rico em nutrientes funciona duas vezes! É um poderoso fungicida natural e fertilizante foliar, ambos ao mesmo tempo!

Tratamento de prevenção (uma vez por semana)

Use leite para prevenção, uma vez por semana:

  1. Dilua 3 copos de leite em 7 copos de água
  2. Regue os tomates com esta solução.
Leite de vaca_

Tratamento de prevenção (duas vezes por semana)

  1. Dilua 1 copo de leite em 4 copos de água
  2. Em seguida, polvilhe os tomates com ele!

O leite deve ser aplicado em todas as partes da planta, bem cedo pela manhã.

  1. fio de cobre

Esta técnica centenária envolve a inserção de um pequeno fio de cobre no caule do tomate, próximo ao solo. Dessa forma, você fornecerá ao tomateiro a quantidade de cobre necessária ao seu desenvolvimento e seus frutos terão maior resistência à requeima.

Embora esta técnica seja alvo de vários debates quanto à sua eficácia, ela não traumatiza de forma alguma a planta se aplicada corretamente. Você notará os benefícios do fio de cobre poucos dias após a instalação, devido à cor mais escura das folhas do tomate.

  1. esterco de urtiga

O esterco de urtiga é um fungicida que funciona muito bem para repelir a requeima do tomate. Para prepará-lo você precisará de 1 kg de urtiga fresca (sem flores), 10 litros de água (sem cloro) e um recipiente grande de madeira ou plástico.

  • Mergulhe as urtigas em água, cubra-as e deixe-as à sombra. As bolhas que aparecem na superfície são sinal do início da fermentação.
  • Mexa dia sim, dia não para liberar gases acumulados. Sua preparação começará a cheirar mal! Isso significa que está tudo bem!
  • A fermentação pode durar até 10 dias ou mais se as temperaturas não forem altas.
  • Se você não vir mais bolhas na superfície, a fermentação estará completa. Ele está pronto !

Se o seu esterco de urtiga não contiver mais vestígios da planta e você mantiver o preparo em um recipiente fechado, longe do sol e do calor, ele pode durar vários meses.

  1. Mistura bordalesa

Este produto à base de sulfato de cobre, cal viva e água possui propriedades fungicidas muito apreciadas na agricultura. Surgido no século passado, na região de Bordéus, em França, as suas primeiras aplicações foram dedicadas ao combate ao míldio. Pesquisas mais recentes mostram que o caldo Bordeaux também tem um efeito positivo no bom desenvolvimento das plantas, graças às suas múltiplas qualidades nutricionais.

Para preparar um caldo Bordeaux a receita é relativamente simples! Para obter aproximadamente 5 litros de mingau, siga as seguintes instruções:

  • Coloque luvas e óculos de proteção;
  • Despeje 3 litros de água e 150 g de cal apagada em um primeiro balde (plástico);
  • Misture com um palito até obter um leite de lima;
  • Despeje 2 litros de água e 100 g de sulfato de cobre em um segundo balde (plástico);
  • Misture o conteúdo dos dois lúpulos e aguarde 24 horas;
  • Seu caldo Bordeaux está pronto para uso;
  • Encha seu pulverizador de pressão e pulverize seus tomates!