O kiwi (Actinidia chinensis) é uma videira chinesa que aprecia invernos amenos e verões quentes, mas isso não a impede de crescer em toda a França, frutificando generosamente. Então, se você quiser saborear kiwis pela manhã para se abastecer de vitamina C ou preparar saladas de frutas no outono, não perca a época de plantio que se estende até o inverno.
Veja a folha de cultivo do kiwi
Quando plantar kiwi?
Mudas de kiwi são tecnicamente possíveis, mas o resultado é tão desanimador que é preferível plantar uma planta a partir de uma muda feita por você ou comprada de um viveirista.
Plantar um kiwi: quando e como?
O outono é a época ideal para plantar uma planta de kiwi. O inverno permitirá que ela se instale apesar do clima rigoroso e germine na primavera, orgulhosa de ter passado na prova de inverno.
Porém, no norte da França, onde os invernos são mais rigorosos, é preferível esperar até a primavera para que o jovem não seja muito vítima do frio cortante.
O kiwi deve ser plantado em solo com pouco ou nenhum calcário. Um solo rico, profundo, fértil, rico em húmus, bem drenado e que se mantenha fresco durante todo o ano, com uma exposição quente e ensolarada, a poente ou a nascente, ao abrigo de ventos violentos, será o ideal.
Como plantar kiwis?
Sendo o kiwi uma planta dióica, é necessário misturar as plantas masculinas e femininas para que se fertilizem: geralmente é necessária 1 planta macho para 3 a 6 plantas femininas. Claro que se você optar por pés autoférteis isso não será necessário.
Comece por instalar o suporte sobre o qual vão subir as vinhas de kiwi porque será mais fácil com solo virgem: ou é uma parede onde vai colocar arames, ou terá escolhido uma pérgula ou uma pérgula por exemplo que ficará bem fixada para o chão.