- Quando o cacto de Natal floresce?
As Cacraceae podem ter diferentes períodos de floração, mas o que caracteriza o cacto de natal é o fato de suas flores desabrocharem quando se aproximam as festas de final de ano, daí o nome desta planta silvestre nativa do Brasil e de outras partes da América Latina que foi importado para a Europa como planta de casa.
Você pode admirar as flores do cacto de Natal entre dezembro e janeiro. Suas cores podem variar do rosa ao vermelho e do roxo ao vermelho-púrpura. Para que os botões das flores não murchem antes da floração, o cacto de Natal deve ser cuidadosamente mantido longe de correntes de ar e fontes de calor. O cacto de Natal não deve, portanto, ser colocado perto de uma porta aberta com frequência ou muito perto de uma lareira, fogão ou radiador.
- Onde colocá-lo?
A temperatura ideal para cactos de Natal em ambientes fechados é 20°C. Para prolongar a floração do cacto no inverno, é necessário colocá-lo em uma sala iluminada. No final do verão, o cacto de Natal pode ser colocado ao ar livre, em um local parcialmente sombreado, para que a exposição excessiva à luz solar direta não cause queimaduras nas folhas. No outono, a partir do início de setembro, a planta pode ser transportada para dentro de casa. A redução do horário de luz do dia e a sua exposição ao sol fazem com que a sua floração possa ser adiada até ao período do Natal.
Um dos lugares perfeitos para guardar cactos de natal em casa durante os meses de dezembro e janeiro é no parapeito interno da janela, para que as flores aproveitem a luz do dia para desabrochar durante o inverno.
A posição elevada da planta é essencial se você tem animais de estimação como cães ou gatos. A ingestão de algumas partes da planta pode causar diarreia ou vômito em animais de estimação. Deve, portanto, ser posicionado de forma que os animais não possam alcançá-lo facilmente. Se você tiver algum problema, consulte seu veterinário imediatamente.
- Quando regar o cacto de natal?
O cacto de natal é nativo das florestas tropicais da América do Sul e por isso prefere um clima úmido. É portanto necessário prestar especial atenção à rega, tanto no verão como no inverno. No inverno deve ser regado regularmente, aos poucos, evitando que o pires absorva água, mas mantendo o solo úmido. No verão procedemos da mesma forma, podendo borrifar um pouco de água nas folhas com um pulverizador. No verão, a melhor época para regar o cacto de natal, que precisa de pequenas quantidades de água por vez, é à noite. Em climas particularmente quentes