As plantas, além de serem elementos de decoração e design, possuem inúmeras propriedades que nos ajudam a melhorar o ambiente em que vivemos.
Além de melhorar o nosso humor e umidificar o ambiente (promovendo assim a hidratação das mucosas, garganta e pele), podem purificar o ar que respiramos, absorvendo gases e substâncias químicas nocivas.
Segundo a NASA, as melhores plantas para purificar o ar são Spataphyllo, Areca, Sansevieria, seringueira e Pothos.
Esta última planta, Pothos ( Epipremnum aureum ), é uma das mais indicadas. Nativa do Sudeste Asiático, esta planta de folhas perenes agora também pode ser encontrada na Itália.
Muito popular como planta de casa, não só pelas suas propriedades, mas pela beleza das suas folhas, esta planta é muito resistente e não necessita de cuidados especiais.
O Pothos possui propriedades capazes de eliminar o formaldeído (substância tóxica que pode causar câncer), o xileno (componente nocivo que pode causar dores de cabeça, náuseas e problemas no sistema nervoso) e o benzeno (em grandes doses pode ser letal).
Porém, apesar das suas excelentes propriedades, esta planta pode ser tóxica para os nossos animais de estimação, por isso recomendamos mantê-los afastados.