As leguminosas são alimentos ricos em propriedades para a nossa saúde e devem ser incluídas na nossa alimentação. Mas quais são as melhores leguminosas para perder peso e melhorar a nossa saúde? Para responder a esta questão criamos uma lista das melhores leguminosas, e das suas diferentes qualidades e propriedades que nos podem ajudar, entre outras coisas, a perder peso.
As leguminosas podem ser de vários tipos: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e soja são, sem dúvida, os mais consumidos. Todos são ricos em proteínas, ferro, cálcio, zinco e vitamina C, nutrientes vitais para o nosso corpo. Embora as preferências variem dependendo do gosto de cada um de nós, sugerimos incluir todas as seguintes leguminosas na sua dieta.
Grão de bico. São redondos, mas de formato irregular, com sabor doce e leve. Excelente fonte de manganês, ácido fólico, fibra alimentar, proteínas, cobre, fósforo e ferro.
Incluir o grão de bico na alimentação nos garante energia: tem efeitos antioxidantes e propriedades capazes de reduzir os níveis de colesterol ruim e regular o açúcar no sangue.
Lentilha. Excelente fonte de ácido fólico, fibra alimentar, manganês, ferro, proteínas, fósforo, cobre, vitamina B1 e potássio. A lentilha é muito útil no apoio ao sistema cardiovascular, reduzindo o colesterol e equilibrando o açúcar no sangue. A lentilha vermelha contém uma concentração menor de fibra do que a lentilha verde.
Feijões. Podem ser de dezenas de tipos e todos são excelentes para a nossa saúde. Excelente fonte de fibra, manganês, ácido fólico, proteínas, potássio, ferro, cobre, fósforo, magnésio e vitamina B1.
Como quase todas as leguminosas, o feijão ajuda a reduzir o colesterol e ao mesmo tempo protege a saúde do coração. Eles dão energia e têm efeitos antioxidantes.
Ervilhas. Fonte de fibra alimentar, manganês, proteínas, ácido fólico e vitamina B1, pode reduzir a pressão arterial e prevenir doenças cardíacas.
Soja. Um dos melhores alimentos para perder peso, pois é rico em proteínas, ácidos graxos essenciais e inúmeras vitaminas e minerais. A soja contém manganês, proteínas, ferro, fósforo, vitamina K, ácidos graxos ômega-3, magnésio e potássio. É um alimento muito nutritivo e muito versátil.