O grão de bico é uma leguminosa particularmente rica em minerais e vitaminas, tanto que é considerado um “superalimento”. Eles contêm, entre outras coisas, fibra alimentar, proteínas, ferro e zinco e oferecem uma infinidade de benefícios à saúde.
Este tipo de leguminosa faz parte da nossa alimentação tradicional e é uma alternativa válida para os vegetarianos, graças à riqueza em proteínas de alto valor biológico. Abaixo listamos os principais benefícios do grão de bico .
Diabetes . O grão de bico é um carboidrato e, como tal, é convertido em energia. O amido do grão de bico faz com que a glicose seja absorvida lentamente pelo organismo, regulando os níveis de açúcar no sangue. O grão de bico é um alimento recomendado para quem sofre de diabetes tipo 2.
Ossos . Ferro, fosfato, cálcio, magnésio, zinco e vitamina K são nutrientes encontrados no grão de bico que ajudam a manter a estrutura óssea forte e saudável.
Ferro . Este mineral, do qual o grão de bico é rico, é essencial na prevenção e tratamento da anemia, bem como na prevenção da hipertensão. Combine o grão de bico com tomate ou pimentão para ajudar na absorção de ferro.
Câncer de mama . Os fitoestrogênios no grão de bico ajudam a prevenir o câncer de mama, a osteoporose e a aliviar os sintomas da menopausa.
Colesterol . O consumo frequente de grão de bico ajuda a regular os níveis de colesterol, diminuindo os níveis de colesterol ruim e prevenindo doenças cardíacas.
Digestão . O alto teor de fibras do grão de bico ajuda a prevenir a constipação e a promover a saúde intestinal. A fibra do grão de bico é insolúvel, o que a torna excelente para a saúde digestiva.
Inflamação . A colina, nutriente presente no grão de bico, ajuda a conciliar o sono, a ter melhor mobilidade muscular e melhor memória, mas sobretudo a aliviar inflamações.
Como o grão de bico é consumido? O grão de bico deve ser combinado com cereais, para completar o quadro de aminoácidos essenciais. Um ótimo exemplo são as massas integrais com grão de bico, mas também vão bem com espelta ou cevada.