O aipo é um vegetal muito saudável, que infelizmente é muitas vezes ignorado e excluído da nossa dieta. O aipo oferece inúmeros benefícios para a saúde e, se consumido à noite, permite-nos prevenir certas doenças.
Este excelente vegetal é muito rico em fibras, proteínas vegetais, antioxidantes (flavonóides), vitaminas A, C e grupo B, minerais como potássio, sódio, ferro, magnésio e selénio, e óleos essenciais como limoneno e selineno. Todos esses nutrientes conferem ao aipo as propriedades terapêuticas que listamos a seguir.
Melhora a digestão . O aipo é rico em fibras insolúveis e água, por isso promove a digestão e regula o trânsito intestinal. O aipo é o vegetal diurético por excelência e, se consumido à noite, ajuda a começar o dia sem inchaço.
Alivia a inflamação . Rico em polifenóis e antioxidantes, o aipo alivia inflamações e dores nas articulações. Comê-lo à noite ajuda a descansar melhor e sem dores.
Abaixe a pressão . O aipo é uma ótima fonte de ftalidas, compostos ativos que melhoram a circulação e reduzem os hormônios do estresse associados à hipertensão.
Ajuda a perder peso . Pobre em calorias e rico em água e fibras, o aipo permite-nos evitar os lanches nocturnos e ao mesmo tempo optimizar a purificação do corpo e a queima de calorias durante a noite.
Alivia o estresse . O aipo contém altos níveis de magnésio, um mineral importante para reduzir o estresse. Além disso, contém óleos essenciais que acalmam o sistema nervoso.
Regula o equilíbrio alcalino . O aipo reduz a acidez do corpo e, quando consumido com frequência, regula os níveis de pH.
Regula os hormônios . O aipo estimula dois feromônios, androstenol e androsterona, e esta propriedade o converte em um afrodisíaco natural eficaz.