Utilizado principalmente para lavar roupa e limpar a casa, o sabão de Marselha é na verdade um produto muito versátil que também pode ser muito útil no jardim. Neste artigo explicamos como usar o sabonete de Marselha como inseticida natural , para afastar aranhas vermelhas, pulgões e cochonilhas .
O sabonete de Marselha nada mais é do que um sabonete suave de potássio. Quimicamente é um sal potássico de ácidos graxos e, obviamente, seu principal uso é na higiene pessoal e na lavagem de roupas. Graças às suas propriedades inseticidas, o sabonete de Marselha também é muito útil no jardim .
O uso do sabão de Marselha como inseticida é um método ecológico e útil no combate a alguns insetos , principalmente os menores. Um verdadeiro recurso que, além de eficaz, é também ecológico e atóxico para a nossa saúde e a das plantas.
Os benefícios do sabonete de Marselha como inseticida são dois: se por um lado afasta os insetos , por outro atua como um verdadeiro adesivo, para fazer com que outros tratamentos adiram bem à planta .
Como preparar um inseticida à base de sabonete de Marselha
Para preparar um excelente inseticida natural, prepare uma solução composta por 10-20 gramas de sabão de Marselha por litro de água. Se o sabonete for na forma líquida, basta converter as doses em centilitros e portanto deverá utilizar 10-20 centilitros por cada litro de água.
Despeje tudo em um frasco equipado com difusor spray e pulverize tanto na planta quanto na superfície do solo.
A eficácia do sabonete de Marselha é limitada no tempo e termina quando a solução aquosa seca na planta. Por esse motivo, aplique pelo menos algumas vezes por semana.