O Jasmim é uma planta muito elegante e também uma das mais utilizadas para decorar espaços internos e externos. Embora seja possível colocar o jasmim dentro de casa , é necessário seguir os cuidados necessários para que ele sobreviva e floresça em abundância.
Como trepadeiras, a maioria dos jasmim precisa de uma estrutura de suporte para crescer adequadamente. Existem muitas variedades de jasmim , mas apenas algumas florescem dentro de casa. Abaixo listamos os tipos de jasmim mais adequados para espaços interiores:
- Jasminum polyanthum . Conhecido como jasmim branco ou rosa, cresce rapidamente e tem um aroma muito forte. Por ser uma trepadeira, necessita de apoio e deve ser podada com frequência.
- Samba Jasmim . Conhecido como jasmim árabe, também é usado para fazer chá e é perfeito como planta de casa.
- Jasminum officinale . O seu nome é jasmim comum, é uma excelente planta de interior e dá floração abundante.
Onde colocar jasmim
Você pode plantar jasmim em vaso normal e com solo de preferência à base de casca. Os jasmins precisam de muita luz (cerca de 6 horas por dia). Coloque a planta em um local bem iluminado.
Também é importante evitar que ressequem no inverno devido à ação do aquecimento. Coloque as plantas em uma área bem ventilada.
Quando regar
As plantas de jasmim gostam de umidade, mas não muito. É necessário regar periodicamente, mas é melhor deixar o solo secar um pouco antes de regá-lo novamente.
Jasmim não precisa de muitos fertilizantes, mas você pode usar fertilizantes leves de plantas de interior e somente durante a fase de crescimento (primavera e verão). Aplicar muito fertilizante pode estressar a planta, fazendo com que ela floresça por muito tempo.
Verifique o crescimento
Pode ser necessário transplantar o jasmim para que ele atinja o tamanho adequado, mas é melhor não exagerar. Lembre-se que o jasmim é um trepador, por isso é melhor deixá-lo crescer no seu próprio ritmo, mas gradualmente.
Tente transplantar o jasmim uma vez por ano, em um vaso maior, de preferência na primavera. Podar a planta para ajudá-la a manter a forma final.
Jasmine tem uma natureza selvagem, mas pode ser “domesticada” com os cuidados certos. O resultado certamente vale a pena: é uma das plantas que dá flores mais lindas.