Vasos de plástico velhos, que podem conter plantas transplantadas ou mortas, podem ser volumosos e parecer inutilizáveis.
POTES DE PLÁSTICO ANTIGOS: PARA QUE SÃO UTILIZADOS?
Os vasos de plástico são muito úteis para guardar plantas no seu jardim ou terraço. Eles são feitos em diversos tamanhos e cores e geralmente possuem furos na parte inferior para garantir o escoamento da água. Dessa forma, ao regar a planta, ela não apodrecerá devido ao alagamento.
Os vasos de plástico geralmente são utilizados para a venda de plantas , visando posteriormente transferi-las para vasos maiores e adequados à planta. Por exemplo, os vasos de terracota são mais porosos e mais bonitos de se ver.
Quando a planta é transplantada ou infelizmente morre por manuseio inadequado ou qualquer outro motivo, o vaso plástico permanece vazio. Vamos ver como reciclá-lo de uma forma inusitada e original.
Como reciclá-los
Além dos vasos de plástico antigos, você precisará de uma tesoura de poda resistente para fazer um corte diagonal no primeiro vaso que deseja reciclar. Ao lado do primeiro corte, você fará um segundo do mesmo tamanho. Com a tesoura, vá até a base do vaso, depois una os dois recortes e retire uma espécie de triângulo diagonal de plástico do vaso.
Em seguida, faça furos ao longo dos recortes, como os ilhós de um tênis. Como se você estivesse passando os cadarços pelos respectivos ilhós, insira a linha nos furos feitos anteriormente. Coloque o cabo em forma de X.
Neste ponto, preencha com poliestireno e depois terra. Na fenda que você fechou com o arame, insira alguns fios de planta suculenta, para que afundem na terra. Adicione terra aos poucos, umedecendo com um borrifador.
Assim que o vaso estiver cheio e a fenda totalmente coberta pela planta suculenta , será hora de introduzir também algumas raízes no topo do vaso. Você também pode decorar com algumas pedras, como desejar, respeitando a composição que criar. Adicione pedras e raízes como desejar e de acordo com a sua disponibilidade. Utilizam-se ramos secos de plantas suculentas porque enraízam e resistem melhor. Você também pode adicionar cascalho ou areia.
No final, você vai acabar com um novo arranjo de suculentas , usando um vaso reciclado que você pode ter jogado fora. A decoração assim obtida pode adornar um terraço, um peitoril de janela e a imaginação não tem limite para criar outras composições possíveis com este método.