


O vinagre de maçã é muito famoso, não só pelo seu sabor delicado, mas também pelas suas virtudes terapêuticas , por assim dizer. Para prepará-lo, fermenta-se o mosto de maçã ou cidra, o que significa que contém todos os benefícios da fruta de onde provém: é fonte de vitaminas e minerais e tem propriedades adelgaçantes.
O seu líquido turvo apresenta frequentemente sedimentos que indicam a sua autenticidade, desde que não seja de origem industrial. Neste caso, de facto, é em grande parte filtrado e pasteurizado, perdendo assim muitas características, justamente aquelas que o tornam um produto único e saudável. Por fim, a adição de sulfitos para prolongar a sua vida útil acaba por comprometer a sua pureza organoléptica e enfraquecê-la.
Se por um lado também serve para limpar a casa, o mesmo não se pode dizer da alimentação. Então seria melhor prepará-lo em casa com DIY.
Talvez você não soubesse disso, mas além de ser possível, é super simples! No entanto, deve-se levar em consideração um longo período de repouso para que a fermentação ocorra corretamente.
Vamos ver como fazer!

Eu faço vinagre de maçã assim
O vinagre de maçã tem uma presença notável de bactérias benéficas ao intestino. Isso o torna um alimento que pode antecipar a sensação de saciedade, atuando como destruidor da fome. Além disso, os minerais liberados pelo fósforo , magnésio e ferro contribuem para o bom funcionamento metabólico, acelerando a destruição e eliminação das gorduras ingeridas na dieta. É por isso que é considerado um agente adelgaçante natural, praticamente sem contra-indicações além de um ligeiro aumento do pH ácido. Não tome se sofre de gastrite ou úlcera, caso contrário dê luz verde para seu uso na alimentação diária. Como tempero é delicado, mas saboroso e acrescenta sabor às nossas receitas.
Prepará-lo em casa é simples, mas cabe uma recomendação. Compre apenas maçãs orgânicas e de origem local . Eles devem estar completamente livres de pesticidas para fermentar adequadamente. Como seria de esperar, de facto, este alimento provém de um processo de fermentação, acelerado pela autenticidade dos frutos e pelo seu avançado estado de maturação.
Você deve ter:
- 5 maçãs verdes
- 1 litro de água
- 50 g de açúcar de confeiteiro
- 1 litro de água filtrada ou fervida
Esterilize um recipiente de litro fervendo-o em uma panela com água por meia hora.
Deixe secar ao ar.
Em uma panela, ferva um litro de água limpa. Pegue dois copos e dissolva o açúcar. Deixe esfriar completamente.
Lave as maçãs, seque-as bem e corte-as em pedaços.
Coloque-os no recipiente, em seguida despeje a água fervida e a calda, misture bem. A fruta deve ficar completamente submersa no líquido. Feche com gaze estéril e prenda com elástico. Cubra com um pano e guarde em local escuro, fresco e seco.
Deixe agir por três semanas, verificando de vez em quando se as maçãs não foram afetadas por mofo. Após 21 dias, coe o líquido (terá um aroma adocicado) e coloque-o de volta no recipiente. Coloque novamente no escuro por 28 dias, mas lembre-se de mexer dia sim, dia não.
Após este tempo, o vinagre de maçã está pronto para ser usado como desejar.
Saudável, autêntico e feito por você! Que satisfação!