


Você pode desinfetar facilmente seu banheiro com um ingrediente muito simples da sua cozinha. Veja como fazer isso.
Os sanitários são um dos maiores criadouros de bactérias em casa e a sua manutenção não deve ser negligenciada. O problema é que a limpeza dos banheiros pode demorar muito. Muitas famílias usam produtos químicos agressivos que podem ser eficazes, mas muitas vezes são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
É por isso que vale a pena tentar alternativas eficazes, mas também ecológicas, para a limpeza de vasos sanitários. Uma dica de limpeza que nossas avós usavam há muito tempo pode parecer uma loucura à primeira vista: colocar um dente de alho no vaso sanitário.
O alho tem muitos efeitos positivos comprovados. É naturalmente anti-séptico e reduz a inflamação. O alho também contém um composto chamado alicina. A alicina é conhecida por suas propriedades anti-sépticas e antimicrobianas. Combate eficazmente bactérias, fungos e certos parasitas. Quando adicionada aos vasos sanitários, a alicina pode ajudar a reduzir microorganismos nocivos, contribuindo para a desinfecção natural e para um ambiente mais higiênico. É assim que funciona:
1. Descasque um dente de alho e coloque-o na sanita. Recomenda-se fazer isso à noite para que o alho possa fazer sua mágica a noite toda, quando ninguém vai ao banheiro.
2. Ao acordar na manhã seguinte, dê a descarga.
3. Repita isso pelo menos duas vezes por semana.
Também pode preparar um chá de ervas com alho fervendo 2,5 dl de água com três dentes de alho descascados e picados. Mergulhe o alho em água fervente por cerca de 10 minutos para liberar seus aromas e propriedades benéficas. Em seguida, retire os dentes de alho e deixe o chá esfriar até a temperatura ambiente. Assim que o chá esfriar, despeje-o no vaso sanitário durante a noite. Este método não convencional às vezes é usado como remédio caseiro para limpar e desodorizar vasos sanitários, aproveitando as propriedades antibacterianas e anti-sépticas naturais do alho. Embora o alho tenha propriedades antibacterianas, esta solução caseira não substitui os desinfetantes comerciais para desinfecção profunda, principalmente em situações que exigem uma esterilização rigorosa.