Se você adora suculentas e tem alguma experiência em cultivá-las e cuidar delas, já as viu apodrecendo lentamente mais de uma vez. As plantas suculentas não requerem muitos cuidados, mas apenas cometer alguns erros pode fazer com que apodreçam.
Se bem cuidadas, as suculentas também podem ser reproduzidas na água para multiplicá-las e fazê-las durar muito, sem correr o risco de estragá-las.
Abaixo listamos 6 plantas suculentas que podem ser reproduzidas na água de forma rápida e muito fácil.
Echeveria imbricata
Suas folhas são mais roliças, requerem exposição a pleno sol, boa ventilação e solo drenado. Pode ser reproduzido com sementes ou através de estacas e folhas.
Armazenam água nas folhas e são capazes de resistir a longos períodos de seca.
Crassule
Estão entre as plantas suculentas mais conhecidas e apreciadas. Crassulae são muito resistentes e podem ser de diversas cores.
Haworthia
Existem mais de 60 espécies e quase todas apresentam linhas brancas características nas folhas. Esta planta floresce e é muito simples de cuidar e cultivar.
Sedum rubrotinctum
Esta planta pode atingir 20 centímetros de altura. Precisa crescer em ambientes muito claros e com pouquíssima água.
Graptopétalo
Este tipo de suculenta cresce em forma de rosa. Seu crescimento é lento e é melhor colocá-lo a pleno sol. Regue duas vezes por semana durante o verão e uma vez a cada 15 dias durante o inverno.
Kalanchoe
Esta planta tende a crescer lateralmente, por isso necessita de um espaço maior que as demais.
Como reproduzir suculentas na água
- Escolha a suculenta que deseja propagar e quebre um pedaço do caule da planta-mãe.
- Deixe a ferida cicatrizar por 3 ou 4 dias, então você poderá começar a estimular o crescimento das raízes.
- Encha um copo d’água e mergulhe o caule cortado da suculenta, mas certifique-se de que haja espaço entre ele e a água para a entrada de ar.
- Depois que as raízes se desenvolverem, você pode plantá-las em solo para vasos ou trocar a água assim que ficar turva.