O alecrim é uma das plantas mais úteis e versáteis da cozinha . O seu sabonete e aroma inconfundíveis fazem dele um ingrediente fundamental numa infinidade de preparações diferentes, tanto à base de carne como de peixe.

Sem falar nos seus benefícios para a saúde e propriedades terapêuticas: o alecrim é uma planta verdadeiramente excelente e por isso nunca deve faltar nas nossas casas.

O melhor do alecrim é que ele é uma planta extremamente resistente e pode ser facilmente plantada em casa e guardada na varanda. Abaixo listamos 5 truques para cultivar alecrim na varanda e ter sempre uma planta próspera .

  • O solo do alecrim deve ser muito bem drenado: a planta não tolera bem o excesso de umidade. Certifique-se de que seu vaso tenha drenagem adequada e use cascalho ou argila expandida sob a camada de solo.
    Deixe o solo secar completamente entre as regas. Para ter certeza de não regar demais, tente enfiar o dedo no solo. Pode acontecer que, embora pareça seco na superfície, na realidade o solo esteja completamente húmido e por isso é melhor esperar um pouco mais antes de regar a planta.
  • Embora o alecrim seja bastante resistente ao ataque de insetos e fungos, certamente não está livre deles. Para proteger a planta, prepare uma infusão de camomila e pulverize por toda a planta, com especial destaque para a parte inferior.
  • O alecrim não necessita de fertilizantes e cresce em qualquer tipo de solo. No entanto, solo para vasos de qualidade só pode fazer bem à planta.A planta tolera bem o calor e o frio, mas a condição ideal para o seu crescimento é um clima temperado. Proteja sua planta de climas excessivos, talvez colocando-a dentro de casa.
  • Quando você precisar cortar raminhos de alecrim da planta para cozinhar, é melhor cortar galhos pequenos em vários pontos da planta.
    Cortar mais de 1/3 da planta de uma vez pode danificá-la irreversivelmente.
  • Certamente você já sabe que o alecrim pode ser plantado por meio de estacas: esse método é o mais simples e rápido para ter seu próprio pé de alecrim.
    Para colocar esse método em prática, procure um arbusto de alecrim abundante e corte um galho de sua preferência, que deve ter no mínimo 10 centímetros de comprimento. Faça o corte na diagonal e retire as folhas que estão mais abaixo para ajudar no crescimento das raízes.
    Coloque as mudas em um recipiente com água e espere a formação de raízes.