


Espirros, coceira nos olhos, nariz entupido, resfriado, obstrução nasal, hipersensibilidade ocular, eczema ou urticária… Você sabia que certas plantas domésticas podem causar alergias? A rinite sazonal, também chamada de febre do feno, é uma reação alérgica que ocorre quando uma pessoa é exposta ao pólen. A alergia pode dar origem a diversos sintomas mais ou menos graves. Para prevenir alergias, certas plantas devem ser evitadas, especialmente em pessoas propensas a alergias. Aqui estão as plantas alergênicas que você nunca deve colocar no seu quarto.
Embora certas plantas verdes tenham muitas propriedades despoluentes, elas não têm lugar em sua casa se você tiver solo alérgico. Os alérgenos podem ser transportados e causar inchaço nas pálpebras quando as mãos entram em contato com a planta nos olhos.
Sintomas de alergia a plantas domésticas
O pólen se espalha por árvores, arbustos ou ervas e pode entrar em contato com a mucosa respiratória, causando uma reação de hipersensibilidade em alguns indivíduos. Os pólens alergênicos podem causar rinite sazonal, que pode dar lugar à sinusite crônica. Além disso, as pessoas que sofrem de rinite sazonal podem sofrer de asma ou conjuntivite. Os sintomas mais comuns em pessoas alérgicas a plantas domésticas são:
Rinite, que se manifesta por nariz escorrendo ou entupido e espirros
Conjuntivite, que causa olhos lacrimejantes, vermelhidão e coceira nos olhos
Eczema de contato causando lesões, coceira e vermelhidão na pele quando o indivíduo entra em contato com o alérgeno
Urticária manifestada por manchas semelhante a picadas de urtiga
Um ataque de asma que causa dificuldade em respirar, tosse seca e respiração ofegante.
Dependendo do indivíduo, os sintomas podem ser mais ou menos intensos diante de alérgenos vegetais.
As 5 plantas de casa alergênicas
Se certas plantas de casa são alergênicas, é porque sua seiva branca contém proteínas semelhantes ao látex e pode causar alergia alimentar a certos alimentos. Segundo o doutor Y. Delaval, pneumologista do Hospital Universitário de Rennes, estas 5 plantas domésticas podem causar alergia:
A ficus benjamina
Uma planta ornamental perigosa
pinterest logo
Uma planta ornamental perigosa – Fonte: spm
Pertencente à família das figueiras, a ficus benjamina é uma planta de casa apreciada pelas suas propriedades despoluentes. Infelizmente, algumas pessoas sofrem uma reação alérgica ao tocar na planta, nas folhas ou mesmo na seiva. Às vezes basta sacudir as folhas para que o pó proteico da ficus se espalhe pelo ar e desencadeie uma reação alérgica.
Papiro
Papiro pertence à família das gramíneas
logo pinterest
O Papiro pertence à família das gramíneas pertence à família das gramíneas – Fonte: spm
Papiro é uma bela planta verde também chamada de planta guarda-chuva ou capim-nozes com folhas alternadas. Por fazer parte da grande família das gramíneas forrageiras, esta planta pode causar alergia. Com efeito, os pólens são transportados pelo vento e penetram no trato respiratório, revelando uma reação exacerbada do sistema imunitário ao alergénio.
O spathiphyllum
Uma bela planta
logo pinterest
Uma bela planta – Fonte: spm
O spathiphyllum, apelidado de “flor da lua”, é uma planta de interior que purifica o ar ambiente e se distingue pela sua folhagem verde brilhante. Mas esta planta contém cristais de oxalato que podem irritar as mucosas digestivas. Nesse sentido, essas plantas devem ser absolutamente mantidas longe do alcance de crianças e animais de estimação.
A tradescantia
Uma planta decorativa
pinterest logo
Uma planta decorativa – Fonte: spm
A tradescantia é uma planta perene que geralmente apresenta folhagem colorida. Em pessoas sensíveis e também em animais de estimação, pode ocorrer alergia de contato quando expostos a esta planta.
Cactos
Cactos podem causar irritação
pinterest logo
Cactos podem causar irritação – Fonte: spm
Cactos ou Cactos são plantas suculentas que apreciamos pelo seu aspecto decorativo e original. Dito isto, estas plantas podem produzir látex, um líquido tóxico que contém euphorbia e pode causar graves irritações na pele.
Agora que você conhece as plantas potencialmente em risco caso sofra de alergias, descubra os 10 alimentos que estimulam o sistema imunológico e combatem as alergias.