Nenhuma planta consegue encher a sua casa ou varanda com um aroma tão intenso como as plantas aromáticas: de tamanho médio/pequeno e fáceis de cultivar, podem formar uma “pequena horta” para que possa utilizar as suas folhas para dar sabor aos seus pratos.

Uma das ervas mais conhecidas é, claro, o alecrim, que adorna as nossas varandas e terraços com as suas folhas pequenas e alongadas e exala um aroma selvagem, ligeiramente picante mas extremamente agradável.

Às vezes, porém, nosso alecrim em vaso parece murcho, com a copa ligeiramente nua e poucas folhas. Vamos ver juntos o que você pode fazer para torná-lo denso e bem perfumado.

Dicas importantes na primavera
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para estimular o crescimento e torná-lo robusto é podar as pontas, ou seja, cortar as pontas dos galhos mais altos. Isso ajuda a planta a ficar mais compacta e espessa.

Portanto, não é um verdadeiro processo de poda, do qual esta planta não necessita de forma alguma. Sempre use uma tesoura limpa ou tesoura de poda ao podar o alecrim.

Repot a cada 2-3 anos
Se você não replantar o alecrim por muitos anos, o crescimento pode desacelerar ou estagnar e as folhas podem murchar, perdendo seu perfume clássico e maravilhoso.

A cada 2-3 anos deve-se replantar a planta, usando um vaso um pouco maior que o anterior, mas acima de tudo mudar o solo. Utilize um substrato de terra comum misturado com areia e coloque argila expandida no fundo do vaso para facilitar a drenagem das plantas e evitar encharcamento.

Comece a fertilizar a planta em março.
Outra forma muito eficaz de estimular o crescimento de folhas perfumadas é fertilizar a planta. Existem muitos fertilizantes especiais no mercado que estimulam a atividade vegetativa das ervas: você pode usá-los com segurança no alecrim a partir de março.

Porém, se você não tem um fertilizante especial em casa e deseja remediar o mais rápido possível, pode usar um fertilizante natural feito de borra de café: basta esfarelar e espalhar no chão para estimular o crescimento de novos, folhas perfumadas através do « alto » Estimulam os níveis de nitrogênio contidos nos grãos de café.

Evite calor excessivo.
O alecrim é uma planta perene, por isso não perde as folhas no frio. Porém, não tolera verões quentes e úmidos.

Quando as temperaturas são excessivamente altas, o alecrim sofre o que se chama de fenômeno de estivação, ou seja, entra numa espécie de período de dormência de verão em que seu crescimento cessa e seu aspecto fica mais seco e nu.

Uma forma de evitar isso é guardar o alecrim no pátio ou varanda, colocando-o em local com sombra e protegido da luz solar direta nos dias quentes.

Além disso, evite manter a planta dentro de casa durante os meses mais frios, principalmente se sua casa for aquecida, pois ela pode murchar.

Proteja-a de pragas
Principalmente a partir de março, esta planta pode ser atacada por algumas pragas, entre elas os terríveis pulgões, que se alimentam de sua seiva e assim a enfraquecem. O resultado é que a planta parece nua, as folhas ficam mais finas e a folhagem menos densa.

Você pode agir rapidamente usando um agente especial contra pragas de plantas ou usando certos produtos naturais, como sabão de coalhada: basta dissolver 20-30 gramas em aproximadamente 500 ml de água, encher tudo em um borrifador e borrifar na planta. .