Marrom e duro, seco ao sol, este botão de flor de cravo é uma especiaria de sabor picante e quente. Há mais de 2.000 anos, o cravo é uma especiaria utilizada na Ásia por suas propriedades medicinais e culinárias. Chegou então à Europa na Idade Média e tornou-se um produto comercial tão famoso quanto a pimenta.

Hoje, 95% da produção mundial de cravo é usada para fazer cigarros indonésios. O cravo-da-índia é uma árvore frágil que só dá frutos a partir do oitavo ano de existência. A floração é rara porque os botões das flores são colhidos antes do aparecimento das pétalas. O material colhido é então seco até as unhas ficarem marrons.

1 – CRAVO PARA DOR DE ESTÔMAGO

Uma infusão de cravo ajuda a combater vários problemas digestivos, incluindo dores de estômago e inchaço.
Para prepará-lo, mergulhe 4 ou 5 dentes em uma xícara grande de água fervente por cerca de dez minutos.

2 – Cravo contra o mau hálito

Para evitar o mau hálito, chupe um dente após cada refeição. Isso garante um bom hálito. Muito bom para os dentes e para o hálito.

3 – Alivia dor de dente

O eugenol é um anti-séptico valioso em situações de crise com dores nas gengivas e nos dentes. “Atua nos receptores opioides periféricos, terminações nervosas que permitem que a dor seja percebida de forma autônoma”, explica Franck Dubus, doutor em farmácia. Prefira uma maceração oleosa em enxaguatório bucal ou tintura-mãe, que limita o risco de irritação.

4 – Durante a massagem você ficará aliviado de dores musculares e reumáticas

Você pode experimentar a receita do óleo de massagem analgésico ou aquele feito com cravo. Porque o cravo tem efeito antiinflamatório. Também pode aliviar dores musculares, articulares e reumáticas. Para isso, adicione cerca de 10 gotas de óleo essencial de cravo a 30 cl de óleo vegetal (jojoba ou óleo de amêndoa doce). Use esta preparação para massagear áreas doloridas três vezes ao dia. A dor deve ser aliviada em 48 horas.

5 – CRAVOS PARA RESFRIADOS

Se você quiser prevenir doenças de inverno, considere o óleo essencial de cravo. Suas propriedades antivirais e antibacterianas ajudam a evitar gripes, resfriados e outras infecções de inverno…

Primeiro método para aproveitar seus benefícios: diluir 1 a 2 gotas de óleo essencial em uma colher de chá de azeite e engolir antes das refeições. Segundo método: Dilua 1 a 2 gotas de óleo essencial em um pedaço de açúcar para que derreta debaixo da língua antes de comer. Qualquer que seja a técnica usada, você pode usá-la de uma a três vezes ao dia, por até uma semana.

6 – SE você tiver uma infecção urinária (ou pedras nos rins)

Para acalmar e aliviar infecções urinárias, você também pode optar por uma infusão de cravo conforme descrito acima. Você também pode adicionar uma gota (bem, apenas uma) de óleo essencial de lavanda para aumentar sua eficácia contra a cistite. Claro, isso não deve impedi-lo de consultar um médico!

7 – CRAVOS PARA CABELO

O cravo combate eficazmente a queda de cabelo (pegue alguns cravos, acrescente azeite, deixe agir por dois dias e depois aplique nos cabelos.